11 atores de “Pantanal” que fizeram muito sucesso na novela e sumiram: fotos atuais

“Pantanal”, originalmente exibida em 1990, conquistou tanto os telespectadores que, até hoje, tem quem se lembre saudoso do elenco original. Com a chegada do remake na Globo, muita gente está se perguntando: por onde andam os atores veteranos da estreia da produção? Onze, entre os principais personagens, acabaram sumindo da TV nos últimos anos. Veja como estão!

Atores da primeira versão de “Pantanal”: como estão hoje

Marcos Winter

https://www.instagram.com/p/CNEN83AHYus/

Uma das estrelas da primeira versão de “Pantanal”, Marcos Winter virou o galã da década ao viver o playboy Jove, que se apaixona perdidamente pela Juma de Cristiana Oliveira. Ao lado da atriz, Winter se tornou num dos nomes mais falados da época, ficando marcado até hoje pelo personagem.

Trinta anos depois da novela da “Manchete”, o ator segue no ofício, mas com bem menos destaque do que antes. Estrelou mais de 20 novelas e, desde 2016, encontrou um novo nicho ao participar de novelas bíblicas da Record TV: “A Terra Prometida” (2016), “Apocalipse” (2018), “Gênesis” (2021) e “Reis” (2022).

https://www.instagram.com/p/CT4ucA3tDSL/

Apesar de ainda estar na TV, Marcos Winter não tem redes sociais oficiais e gera no público bastante curiosidade sobre como está hoje.

Andrea Richa

https://www.instagram.com/p/CZiKuw4L3lU/

Andrea Richa teve o desafio de viver Muda em “Pantanal”, mas, apesar do sucesso, largou a TV no final da década de 90, depois de “Mandacaru”, também da Rede Manchete, em 1997. Apesar de ser lembrada até hoje, dispensa os holofotes, optando por levar uma vida discreta, sem acesso dos fãs à sua vida pessoal.

https://www.instagram.com/p/ByLL3BynGXW/

Quando a nova Muda, a atriz Bella Campos, foi escalada para o remake, Andrea quebrou o silêncio: “Me afastei da carreira artística porque é a vida. Acho também que a carreira artística, da maneira que eu concebia, foi se afastando um pouco da minha visão de mundo”, entregou a atriz, em entrevista para o Extra.

Angela Leal

https://www.instagram.com/p/CZTJgtNucSp/

Angela Leal, mãe da também atriz Leandra Leal, era responsável pelo papel de Maria Bruaca na primeira versão de “Pantanal”, par romântico de Ângelo Antônio. Depois do sucesso, passou por dezenas de produções na TV, até “Dona Xepa”, em 2013, quando deu uma pequena pausa na carreira.

https://www.instagram.com/p/3XfZdKySk2/

O último trabalho nas telinhas veio depois de quatro anos, com a estreia de “Sob Pressão”, em 2017, onde viveu Dona Noêmia, personagem da primeira e segunda temporadas. Não é muito ativa nas redes sociais atualmente, deixando sua vida pessoal fora dos holofotes. Maria Bruaca agora vai ser interpretada por Isabel Teixeira.

Cássia Kis

https://www.instagram.com/p/CXrky-auC4T/

Cássia Kis, considerada uma atriz de sucesso, só intensificou sua carreira nos anos que sucederam “Pantanal”, quando deu vida para a inesquecível Maria Marruá, papel que agora pertence a Juliana Paes. De lá para cá, passou por várias novelas da Globo, onde permaneceu.

https://www.instagram.com/p/CbG8o8nuvPl/

Desde 2018, com o fim de “Segundo Sol”, se dedicou somente a séries, incluindo “Ilha de Ferro”, no mesmo ano, e “Desalma”, em 2020, sua última aparição na TV. Atualmente, Cássia está mais focada no teatro, estrelando alguns espetáculos, o que se tornou motivo de muita admiração por fãs e famosos.

https://www.instagram.com/p/CSiB2wkgGSt/

Cristiana Oliveira

https://www.instagram.com/p/CFFDDN6hqc-/

Cristiana Oliveira interpretou Juma Marruá na primeira versão de “Pantanal”. Até hoje, lembra com carinho dos bastidores da novela, acompanhando de perto o processo seletivo que resultou na sua substituição por Alanis Guillen no remake. Hoje em dia, longe das telinhas, a atriz se tornou também empreendedora.

https://www.instagram.com/p/CbTNe6OpsHD/

“Pantanal” foi apenas a segunda novela de sua carreira, se consagrando como atriz nos anos seguintes, até a participação em “Topíssima”, da Record, em 2019, quando se afastou da TV. A atriz agora é sócia e diretora da D’Bianco Professional, focada em produtos no segmento capilar, além de ter fundado sua própria marca de cosméticos, a C.O Cosméticos.

https://www.instagram.com/p/CWbLGLzLwZM/

Ernesto Piccolo

https://www.instagram.com/p/CFPIfV4HMic/

Conhecido por dar vida para o Renato, chamado de Reno em “Pantanal”, Ernesto Piccolo não faz nenhuma novela desde o fim de “O Rico e o Lázaro”, da Record, em 2017, mas seu último trabalho mesmo na TV foi na produção dedicada ao público infantil “Detetives do Prédio Azul”, do canal Gloob, em 2019.

https://www.instagram.com/p/CbBPDyvJB6j/

Desde 2010 dirige o festival de diversidade cultural Tangolomango, que reúne grupos culturais populares, de várias partes do Brasil e da América Latina, para trocarem experiências. Também investiu com força na carreira de diretor e passou a focar na condução de espetáculos para o teatro, ainda que não descarte um novo projeto na TV. Reno agora vai ser interpretado por Gabriel Santana.

Ewerton de Castro

Ewerton de Castro já tinha uma carreira consolidada na TV, em “Pantanal”, sendo chamado para fazer o papel de Quim, interpretado por Chico Teixeira no remake anunciado pela Globo. Ficou nas telinhas por mais 20 anos, ganhando força na Globo nos anos seguintes, onde também apareceu em “De Corpo e Alma” (1992).

https://www.instagram.com/p/Cai3HObM1F0/

Também esteve em “Prova de Amor” (2006), da Record, como ele mesmo. A última aparição foi em “A História de Ester” (2010). Quase 12 anos depois de largar a TV, Ewerton ainda é muito consagrado no ramo artístico, mas se mudou para os Estados Unidos com a família, desejando não atuar mais.

Ítala Nandi

https://www.instagram.com/p/BzgPWTlJGIg/

Na versão original de “Pantanal”, o papel de Madeleine ficou para Ítala Nandi, atriz consagrada na TV e no cinema, que não foi mais vista em novos projetos nas telinhas desde 2015, após uma breve participação em “Milagres de Jesus”, da Record, onde também esteve em “Os Mutantes” (2008). Agora, Bruna Linzmeyer e Karine Teles vivem a personagem.

https://www.instagram.com/p/B-p1EIXp57c/

Hoje em dia, além de atriz, Ítala investe também na carreira como escritora, além de ser produtora e diretora, ministrando palestras sobre o tema para interessados em se aprofundarem nesse universo. Não deixou de atuar, já que é apaixonada por teatro, mas agora também ajuda outros atores a criarem seus personagens.

Luciene Adami

https://www.instagram.com/p/CYTdeTvLymn/

Luciene Adami estreou nas novelas com “Pantanal”, em 1990, como Maria Isabel, a Guta, atuando em mais 14 produções desde então, até deixar a TV, em 2012, após a novela “Avenida Brasil” e também o especial “Mulheres em Transe”, realizados no mesmo ano. A atriz nunca se esqueceu do sucesso na Globo.

https://www.instagram.com/p/Bz4Fci1HQAe/

Desde o afastamento da TV, virou ativista pela região do Pantanal, defendendo os direitos ambientais do local onde gravou a novela. Em paralelo, Luciene também grava alguns espetáculos, auxiliando nos bastidores de outros, além de ter sido citada no livro “Olhar afetivo sobre o cinema gaúcho”, com o qual colaborou bastante. Quem assume seu papel no remake é Julia Dalavia.

https://www.instagram.com/p/CVdwR9tjs8y/

Rosamaria Murtinho

https://www.instagram.com/p/CP5uLeZlH4n/

Intérprete da Zuleika em “Pantanal”, Rosamaria Murtinho não deixou de atuar nos anos que sucederam a novela, mas não é vista nas telinhas desde uma breve participação em “A Dona do Pedaço”, em 2019, como Linda Andrade, por ter amizade de longa data com Walcyr Carrasco. Agora, a personagem icônica dos anos 90 passa a ser vivida por Aline Borges.

https://www.instagram.com/p/Ca8Gdz0uiQY/

Recentemente, a atriz veterana, que pretende seguir carreira no universo artístico por mais um tempo, surpreendeu com um forte desabafo em que cita a novela que vai ganhar remake, durante o Dia das Mulheres: “Quando fui Zuleika, me falaram que não seria capaz de subir em um cavalo porque era mulher, fui lá e fiz”.

Sérgio Reis

https://www.instagram.com/p/CYoOfPQLgQd/

Sérgio Reis, responsável pelo papel de Tibério em “Pantanal”, é também cantor, apresentador televisivo e político ítalo-brasileiro, investindo muito mais na carreira no sertanejo do que nas novelas, após o fim da novela original, entregando o bastão para Guito, também cantor, que interpreta o personagem no remake.

https://www.instagram.com/p/CUAfH9qFJmQ/

A última vez que Sérgio foi visto como ator foi em “Paraíso” (2009). Em novembro de 2014, recebeu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja pelo álbum “Questão de Tempo”, conquista que se repetiu no ano seguinte, com “Amizade Sincera II”. Agora, com a volta de “Pantanal”, lança também uma música com Almir Sater, ex-colega de elenco.

https://www.instagram.com/p/CbDMCADjZKd/

Remake de “Pantanal” na Globo