Rafa, interpretado por Caio Manhente, está dando passos importantes para enfrentar a doença com a qual convive diariamente e representa a realidade de muitos brasileiros em “Vai na Fé”. O personagem é diagnosticado com uma depressão severa que faz com que tenha dificuldade de sair de casa e se relacionar.
Qual é o problema de Rafa em “Vai na Fé”: entenda
Rafa é filho de Theo (Emilio Dantas) e Clara (Regiane Alves) e foi criado em uma família tóxica e disfuncional que fez com que desenvolvesse uma depressão e demonstrasse resistência em procurar ajuda.
Com dificuldade para sair de casa e se relacionar com as pessoas, Rafa se sente mal em multidões. O personagem contou para Kate (Clara Moneke) que foi ficando em casa por conta da pandemia e nunca mais saiu.
.jpg.jpg)
A depressão pode ser entendida como uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança.
Considerada uma doença incapacitante, a depressão fez com que Rafa temesse interações sociais, se sentindo ansioso toda vez que se vê perto de muita gente, o que explica os episódios de tontura e nervosismo.
Nos próximos capítulos, Rafa começa a melhorar progressivamente ao se aproximar de Kate. Cogitando até mesmo retomar os estudos no ICAES, o filho de Clara e Theo dá sinais de que está se recuperando.
.jpg.jpg)
Ainda que fuja da terapia, considerada uma prática essencial para aqueles que sofrem com a condição, Rafa começa a ver o mundo de outra forma, saindo de casa mais vezes, inclusive indo até Piedade para visitar Kate.
Mantendo a fotografia como um hobby, Rafa tira uma foto que deixa Kate encantada. Clara fica feliz em vê-lo conversando com uma amiga e nota que as coisas estão melhorando dentro de casa.