No remake de “Renascer” (2024), José Venâncio, terceiro filho de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) e Maria Santa (Duda Santos) terá o mesmo destino do personagem original – que foi morto na trama devido a um desentendimento entre o ator que o interpretava na época e o diretor.
O que acontece com José Venâncio em “Renascer”
Originalmente interpretado por Taumaturgo Ferreira, José Venâncio é um dos filhos de Maria Santa e José Inocêncio em “Renascer” – e, assim como os irmãos, ele vive uma vida cheia de obstáculos.
Casado com Eliana (Patricia Pillar), ele vive uma relação que está em ruínas e trai a esposa com Buba (Maria Luisa Mendonça) – até que morre em uma emboscada feita para o pai.
Esse, porém, não era o destino inicialmente pensado para o personagem, e a morte de José Venâncio aconteceu por uma briga entre o intérprete do personagem e Luiz Fernando Carvalho, diretor da novela transmitida em 1993.
A “O Globo”, Taumaturgo Ferreira afirmou que fez um combinado sobre a interpretação de Zé Venâncio, afirmando que, como o personagem morou fora do Brasil, ele deveria ter um sotaque diferente do da Bahia, onde se passa a trama. O combinado, porém, não se manteve.
“Eu tinha combinado uma coisa e segui fazendo aquilo. Talvez eu tenha sido mal interpretado, acharam que fui arrogante”, disse ele, que foi retirado da trama, não assistiu ao restante da novela e passou por um período de reclusão. “Não queria alimentar polêmica”, afirmou.
Assim como aconteceu com a personagem Madeleine no remake de “Pantanal” (Rede Globo), o público tinha esperanças de que Zé Venâncio não morreria no remake feito por Bruno Luperi da obra do avô, Benedito Ruy Barbosa, mas isso não vai acontecer.
Apesar de ainda não haver detalhes sobre o final de José Venâncio na trama, o ator Rodrigo Simas deixará a trama antes da metade na novela.