Will Smith e Chris Rock se tornaram os nomes mais comentados do Oscar 2022 após uma confusão no palco do evento. Na cerimônia, que ocorreu na noite de domingo (27), o comediante fez uma piada de mau gosto sobre a aparência da esposa do ator, Jada Pinkett Smith, e acabou levando um tapa no rosto durante a transmissão ao vivo. Apesar do ocorrido, Rock decidiu não prestar queixar contra Smith. Entenda abaixo.
Chris Rock não prestou queixa contra Will Smith após tapa no Oscar
Chris Rock subiu ao palco da cerimônia para apresentar o prêmio de Melhor Documentário. No entanto, antes de anunciar o vencedor da categoria, ele fez piadas com os casais que estavam na plateia — incluindo Will e Jada.
Na ocasião, o comediante disse que mal podia esperar para ver Jada, que tem alopecia (uma doença que causa queda de cabelos), estrelar “G.I. Jane 2”. No filme — que foi lançado em 1997 e no Brasil chama-se “Até o Limite da Honra” —, Demi Moore raspou os cabelos para dar vida a uma tenente.
A “piada” causou um silêncio constrangedor no teatro. Foi então que Will subiu ao palco, caminhou até Rock e lhe deu um tapa no rosto. Em seguida, ele voltou para a plateia, sentou ao lado de Jada e gritou: “Mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca”.
https://twitter.com/J_LIVRES/status/1508410106408488960
Após o ocorrido, foi divulgado que Chris Rock decidiu não prestar queixa contra Will Smith — pelo menos até agora. De acordo com a lei norte-americana, ele tem até seis meses para reportar o tapa.
Segundo informações do Deadline, oficiais do Departamento de Polícia de Los Angeles que estavam presentes no local do evento falaram com o comediante logo após o término da transmissão do Oscar. Na ocasião, Rock optou por não prestar queixa.
Caso o comediante tivesse apresentado um relatório às autoridades e Smith fosse acusado de agressão, o ator poderia enfrentar até seis meses atrás das grades e uma multa de até US$ 100 mil.
Pedido de desculpas de Will Smith
No fim da cerimônia, Will Smith subiu ao palco do Oscar para receber o prêmio de Melhor Ator por sua performance em “King Richard: Criando Campeãs”. O artista ficou visivelmente emocionado em seu discurso e, ao final de sua fala, pediu desculpas à Academia e aos presentes — e não a Chris Rock.
“Richard Williams era um defensor feroz de sua família. Estou recebendo um chamado na vida para amar pessoas, proteger pessoas. E poder ser um rio para o meu povo. Virei o pai louco, igual ao Richard Williams. O amor nos faz fazer coisas loucas”, disse o ator em um trecho.