Dira Paes incentivou atriz de “Pantanal” a “ser livre”: “São 25 anos que nos separam”

“Pantanal” conta com atores de peso no elenco, entre eles, Dira Paes, que vai dar vida para a Filó em sua versão madura. Na primeira parte do remake, quem fica responsável pelo papel é Leticia Salles, modelo estreante nas novelas, que ganhou muita liberdade da veterana para encarar essa experiência. Entenda como foi esse processo!

Dira Paes revela como ajudou Leticia Salles com Filó em “Pantanal”

Filó é uma verdadeira potência, uma mulher à frente do seu tempo, que aparece na mansão de José Leôncio (Renato Goés/Marcos Palmeira) já grávida dele após o caso dos dois de uma noite. Passando a trabalhar também na fazenda, se torna a alma daquele lugar, fazendo de tudo para proteger o homem poderoso, capaz de passar por cima até mesmo de seus sentimentos.

Atriz Leticia Salles interpreta Filó na primeira fase de
Globo/João Miguel Júnior

Leticia Salles, que admite estar vivendo o maior desafio da sua vida, gravou as primeiras cenas de Filó no Pantanal, mas ficou apreensiva nos bastidores sobre como construiria a personagem, uma vez que Dira teria que dar continuidade ao processo. A veterana, então, optou por deixá-la muito livre e tranquilizou a iniciante na teledramaturgia.

Dira Paes interpreta Filó na segunda fase de
Globo/João Miguel Júnior

“Eu falei para a Leticia: ‘Você tem que ficar livre, não se preocupe, a gente vai estar conectada. Quero que se preocupe com esse volume porque é uma primeira fase que tem muito da Filó com altos e baixos’”. Os capítulos iniciais devem mostrar o momento da expulsão e da gravidez de Tadeu (José Loreto) que servem de base para entender os conflitos mais adiante.

As duas atrizes tiveram a oportunidade de viajar ao Pantanal juntas e se conectarem em nome da admiração pela Filó. “Uma das características que a gente combinou foi nunca esquecer de onde a Filó veio”, confessou Dira. “Ela viveu, ela é uma mulher que amadureceu muito rápido, nesse sentido a gente se uniu. A gente penetrou no Pantanal juntas”.

https://www.instagram.com/p/CVLQNBGgtC-/

“Eu quis dar liberdade para ela, são 25 anos que nos separam e que vão nos unir também. Tentei observá-la para eu sentir essa questão dessa postura, de como ela lidava, como ela mexia, mas sem dúvida eu acho que a preocupação maior era deixar a Leticia livre para ela voar”, acrescentou a atriz, que falou também sobre o que mais a deixou impactada na história da personagem.

“A Filó é complexa, começa uma vida muito cedo, não tem chance, se entrega à prostituição. Esse choque de realidade amadurece ela muito mais rápido. Adquirindo sabedoria para o lugar, acaba sendo uma referência para todos que estão na fazenda, essa mulher não esquece de onde ela veio. Tem uma maturidade na Filó que não é impulsiva”.

Leia Mais: