Will Smith abre mão de inscrição na Academia: filmes do ator em produção são pausados

Após o tapa no rosto do apresentador e comediante Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022, Will Smith anunciou que renuncia a sua posição como membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A decisão foi divulgada por meio de um comunicado à imprensa na sexta-feira (1).

Com a repercussão do incidente, Will enfrenta outros problemas em sua carreira — incluindo pausas em projetos futuros que já estavam em andamento. Saiba mais abaixo!

Will Smith renuncia à Academia do Oscar

Will Smith durante a 94ª edição do Oscar
Neilson Barnard/Getty Images

Will Smith anunciou sua renúncia como membro da Academia em um comunicado à imprensa. De acordo com a Variety, a decisão do ator foi tomada porque ele já corria risco de expulsão ou suspensão da organização — e porque Smith passa pela “maior crise de sua carreira”.

“Respondi diretamente ao aviso de audiência disciplinar da Academia e aceitarei integralmente todas e quaiquer consequências pela minha conduta. Minhas ações na 94ª cerimônia do Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista de todos aqueles que machuquei inclui Chris [Rock], sua família, muitos dos meus amigos e entes queridos, todos os presentes e o público em geral em casa”, afirmou o artista na nota.

“Eu traí a confiança da Academia. Eu privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e serem celebrados por seus trabalhos extraodinários. Estou de coração partido”, continuou.

A renúncia de Will Smith significa que o ator não poderá mais participar do processo de votação do Oscar. No entanto, ele ainda pode ser indicado — já que não é necessário ser membro da Academia para concorrer — e não precisará abdicar da sua recente e única estatueta (de Melhor Ator, por “King Richard: Criando Campeãs”).

Na última semana, o ator já havia se desculpado publicamente a Chris Rock: “Passei dos limites e errei. Estou envergonhado e minhas ações não correspondem ao homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade”.

Mesmo após a renúncia, Will ainda enfrenta sérios problemas em sua carreira artística: após a confusão no palco do Oscar, o ator teve alguns de seus projetos futuros interrompidos.

De acordo com o site Hollywood Reporter, a Netflix pausou a produção “Fast and Loose” (ainda sem nome oficial em português), que seria estrelada por Smith, e deixou o projeto em segundo plano. O veículo ainda afirmou que “Bad Boys 4” segue o mesmo caminho: o ator teria recebido o roteiro do longa dias antes do Oscar, mas a Sony recentemente anunciou uma pausa no desenvolvimento.

Qual foi a briga entre Will Smith e Chris Rock?

Na 94ª edição do Oscar, Chris Rock fez uma piada de mau gosto com Jada Pinkett Smith: disse que mal podia esperar para ver Jada, que tem alopecia (uma doença que causa queda de cabelos), estrelar “G.I. Jane 2”. No filme — que foi lançado em 1997 e no Brasil chama-se “Até o Limite da Honra” —, Demi Moore raspou os cabelos para dar vida a uma tenente.

A fala do comediante causou um silêncio constrangedor no teatro. Foi então que Will subiu ao palco, caminhou até Rock e lhe deu um tapa no rosto. Em seguida, ele voltou para a plateia, sentou ao lado de Jada e gritou: “Mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca”.

Mais tarde, Will Smith retornou ao palco para receber a estatueta de Melhor Ator por “King Richard: Criando Campeãs”. O artista aproveitou o momento para se desculpar com a Academia e os presentes.

“Richard Williams era um defensor feroz de sua família. Estou recebendo um chamado na vida para amar pessoas, proteger pessoas. E poder ser um rio para o meu povo. Virei o pai louco, igual ao Richard Williams. O amor nos faz fazer coisas loucas”, disse em um trecho de seu discurso.

Mais sobre Oscar 2022