Nos próximos capítulos de “Pantanal”, Antero (Leopoldo Pacheco) vai surpreender o neto, Jove (futuramente interpretado por Jesuíta Barbosa), com uma revelação sobre a família Novaes, pouco antes de dar seu último suspiro. O garoto cresce com aquilo na cabeça e, após salto no tempo de 20 anos, entende o que o avô tentou dizer no passado.
Antero conversa com Jove pouco antes de morrer em “Pantanal”
Depois que Madeleine (Bruna Linzmeyer) foge para o Rio de Janeiro com Jove, Antero cria muita afeição pelo neto, que cresce cúmplice do avô, chegando até mesmo a jogar pôquer com ele, para o desespero de Mariana (Selma Egrei).
O problema é que, em um desses momentos, Antero sobre um mau súbito e morre na frente do neto, mas não sem antes revelar que a família Novaes esconde um grande segredo dele sobre o passado, sem dar mais detalhes.
Jove cresce acreditando que Zé Leôncio (Renato Goés/Marcos Palmeira) está morto, mas começa a desconfiar que isso pode ser mentira depois que o avô o alerta. Após um salto no tempo de 20 anos, o rapaz descobre tudo.
Ao achar cartas de Zé Leôncio no quarto da tia, Irma (Malu Rodrigues/Camila Morgado), Jove conclui que a mãe mentiu e o pai está vivo, decidindo ir para o Pantanal atrás dele, quando ganham um reencontro emocionante.
A vida de Jove, por outro lado, vai ser marcada por segredos. Mesmo depois de descobrir que o pai está vivo, Zé Leôncio opta por esconder dele que teve outro filho, Tadeu (José Loreto), de um momento com Filó (Leticia Salles/Dira Paes).