Uma reviravolta bombástica marca a história de Luigi (Rainer Cadete) em “Terra e Paixão”. O italiano golpista acaba se envolvendo com sua maior aliada no crime, Anely (Tata Werneck), quando protagonizam climão na frente de Odilon (Jonathan Azevedo), namorado da protagonista.
Odilon flagra Luigi no quarto de Anely em “Terra e Paixão”
Odilon flagra Luigi no quarto de Anely e fica sem entender o que está rolando entre eles. Não demora até outra pessoa vê-los juntos: Nina (Kizi Vaz), ex-namorada de Jonatas (Paulo Lessa).

Dissimulado, Luigi pede a Antônio (Tony Ramos) para Anely ser sua secretária, de forma a assegurar que nada saia do controle em seu plano de tomar a sucessão, conquistando o fazendeiro.
Luigi vai sentir menos remorso quando descobre que Antônio também começou a trair Irene (Gloria Pires), arrumando uma amante no bar da cidade, ao começar caso com Berenice (Thati Lopes).

Petra (Debora Ozório) acaba sendo internada pelo abuso de medicamentos, enquanto Luigi aproveita para curtir mais a companhia de Anely, sem se importar com os flagras que acontecem.