Substituta de Patrícia Poeta no “Encontro” chegou a fazer faxinas para se formar jornalista

Valéria Almeida, substituta de Patrícia Poeta no “Encontro” (TV Globo), tem uma inspiradora história de superação: a jornalista perdeu a mãe quando ainda era criança, chegou a ser expulsa da faculdade por não poder pagar a mensalidade e trabalhou como diarista para conseguir concluir os estudos. Saiba mais sobre a apresentadora:

Quem é Valéria Almeida?

Valéria Almeida nasceu em 3 de julho de 1983 na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, e perdeu a mãe quando tinha apenas 10 anos de idade. De família humilde, foi criada pela avó porque seu pai, segundo a jornalista, não conseguiu se estruturar e cuidar dos filhos.

Valéria Almeida
Instagram/valeria_almeida_reporter

A nova apresentadora do “Encontro”, no entanto, sempre teve consciência de que a educação seria sua principal porta de saída da pobreza.

“Quando falo da minha história, não sei dizer de onde tirei força, mas acredito que tinha uma inspiração: queria que meus pais tivessem orgulho de mim. Minha mãe morreu quando eu tinha 10 anos. Foi minha avó quem me criou e ela dizia que o estudo é nossa liberdade”, afirmou em entrevista à revista “Caras”.

Mas concluir os estudos tampouco foi simples para Valéria. No último ano do curso de jornalismo, ela foi convidada a se retirar da faculdade porque tinha uma dívida muito grande com a instituição.

Valéria Almeida
Instagram/valeria_almeida_reporter

“Fiquei inadimplente na faculdade, fui proibida de assistir aulas, fiz bicos, faxina na casa de professores. Essa vontade de estudar e ter uma profissão foi o que me fez não desistir, porque o processo foi muito difícil”, relembrou a jornalista.

Valéria também já disse que foi inspirada e motivada por uma tia a não abrir mão dos estudos. Em participação no programa “Encontro”, em 2021, revelou: “Quando eu conto que eu ia para ela com a passagem que os professores davam, eu comia em albergue para pessoas em situação de rua e não contava para minha avó porque eu fazia com ela acreditasse que eu estava dando conta”.

Valéria Almeida
Globo/ Leonardo Rosário

Já com o diploma em mãos, Valéria Almeida trabalhou em assessorias de imprensa e passou quatro anos na redação da revista “Carta Capital” antes de chegar à Globo. Em 2011, integrou a equipe do programa “Profissão Repórter” e, a partir de 2016, começou a fazer reportagens para o “Bem Estar” e outros programas da manhã da emissora.

Curiosidades sobre os famosos