Para completar a vingança de Muda (Bella Campos) em “Pantanal”, Lúcio (Erom Cordeiro) ajudará a jovem, tirando a vida de Maria Marruá (Juliana Paes) no início da segunda fase da novela.
Depois de cumprir uma de suas missões, o jaguço decidirá continuar pela região para tirar a vida de Juma (Alanis Guillen) e acabar de vez com a família de Gil (Enrique Diaz). No entanto, o Velho do Rio (Osmar Prado) assumirá de vez o papel de guaridão da mocinha e matará o vilão.
Velho do Rio mata Lúcio
Mesmo acreditando que Muda deve desistir de sua vingança, Lúcio voltará atrás e decidirá ajudar a jovem, após os dois chegarem ao Pantanal e a personagem se instalar na casa de suas inimigas.
Em um momento propício, o jagunço encontrará Maria Marruá sozinha na beira do rio e a renderá, apontando uma arma para ela. Destemida, a mãe de Juma se transformará em onça para atacar o matador e acabará em uma feroz luta com ele.
Ao disparar um tiro, Lúcio acertará a personagem e ela acabará morta, para o desespero de Juma, que encontrará o corpo da mãe pela mata depois de ouvir o barulho da arma. Sem nem imaginar que está vivendo com uma inimiga, ela será consolada por Muda.
Já em conversa com a mandante do crime, Lúcio insistirá em ficar no Pantanal para acabar com a vida de Juma e exterminar toda a família. No entanto, o Velho do Rio acabará descobrindo os planos do vilão e não deixará barato.
Protetor da natureza e daqueles que residem no Pantanal, a entidade mística se comprometeu a cuidar de Juma quando ela ainda era criança. Desta forma, ele aparecerá para Lúcio na forma humana e se transformará em uma sucuri gigante, para lhe dar o bote.