Xuxa Meneghel e Marlene Mattos mantiveram, durante quase 20 anos, estreitos laços profissionais e pessoais. A empresária, além de ter sido responsável por transformar a artista em “Rainha dos Baixinhos”, ainda é madrinha de Sasha, única filha da apresentadora.
No início dos anos 2000, no entanto, consecutivos desentendimentos culminaram no fim da parceria de sucesso. Saiba por que Xuxa e Marlene cortaram relações e conheça detalhes da briga entre a apresentadora e a diretora.
Por que Xuxa e Marlene Mattos brigaram?
Xuxa e Marlene Mattos se conheceram e começaram a trabalhar juntas em 1983, na extinta TV Manchete. A parceria se fortaleceu ao longo dos anos e, pouco tempo depois, na TV Globo, a empresária transformaria a apresentadora em Rainha dos Baixinhos.
Após 19 anos consecutivos de trabalho, Xuxa e Marlene anunciaram, em 2002, o fim da parceria de sucesso. O rompimento, além de pouco amigável, foi total: a empresária não teria mais controle da carreira da apresentadora e sequer manteria contato com Sasha, única filha da artista, de quem é madrinha.
Na época, o surpreendente corte nas relações gerou grandes especulações, já que Xuxa e Marlene sempre se recusaram a falaram publicamente sobre o assunto.
Em 2015, Xuxa decidiu abrir o jogo e revelou em entrevista à Record TV que o fim da parceria com Marlene Mattos se deu porque ela estava cansada de ser um “fantoche” da diretora. A loira ainda disse que foi roubada e que se sentiu usada por sua ex-empresária.
Desde então, a apresentadora passou a dar vários depoimentos e entrevistas comentando a época em que trabalhou com Marlene. Em uma ocasião, chegou até a dizer que a empresária foi a principal responsável por ela ter se afastado do piloto Ayrton Senna, a quem considera o grande amor de sua vida.
“Ela disse para mim: ‘você tem de escolher entre a sua profissão ou o seu amor. Porque se ele [Senna] entrar por essa porta, eu saio pela outra’. E daí vocês já sabem qual foi a minha escolha”, afirmou a loira em participação no podcast “Quem Pode Pod”, de Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme.
Além de mágoas e trocas de acusações, a briga entre Xuxa e Marlene Mattos virou até caso de Justiça após as primeiras declarações da apresentadora. A empresária chegou a registrar um boletim de ocorrência alegando calúnia e difamação por parte da artista. O processo foi arquivado sob a justificativa de que a loira não havia dito nada demais.
Em novembro de 2021, Marlene e Xuxa se reencontraram pela primeira vez após 19 anos de afastamento para as gravações do documentário sobre a vida e a carreira da apresentadora, produzido pela Globoplay.
Em entrevista ao “Fantástico”, a artista disse que o encontro cheio de climão teve grande impacto em seus sentimentos. “Mexeu numa caixinha que, não é que eu não queria mexer, eu tive que passar por isso. Isso para mim me chocou, ela dizer: ‘eu faria tudo de novo’. É uma frase que marcou demais”.
Xuxa também relembrou, em passagem pelo “Mais Você”, que Marlene forçou um reencontro com o pai contra a sua vontade, pensando apenas no ibope que aquilo daria ao público. Na época, a apresentadora tinha mágoa por conta do divórcio conturbado dos pais.
“Ela disse assim ‘uma filha tem que conversar com o pai, não acho legal isso’. Eu falei ‘Marlene, tu nem pensou nisso, tu pensou em ibope’. E ela disse ‘também’. Então era uma coisa assim, se eu chorasse… hoje é muito difícil eu chorar. Para ela era para dar ibope. Se eu sorrisse demais, chorasse demais, era bacana, então ela fazia isso”
“Nesse dia especial, quando as pessoas falam dele, me vem essa dor que eu tive de rever o meu pai sem querer. Eu não queria que ele tivesse naquele momento, a separação dos meus pais foi muito tumultuada, foi muito ruim, ele mentiu para mim, para a minha mãe descaradamente”.