O Premios Juventud 2023, que aconteceu ao vivo do Coliseu José Miguel Agrelot em Porto Rico, com transmissão pela Univision, presenteou Shakira com 8 prêmios dos 9 para os quais estava indicada. A cantora ficou visivelmente emocionada com a conquista e fez forte declaração, com menção aos filhos, ao receber a homenagem durante o evento.
Shakira se emociona no Premios Juventud 2023
A cantora de Barranquilla foi anunciada vencedora do prêmio de Melhor Canção Pop/Urbano e, ao subir ao palco, foi surpreendida com outros títulos, se tornando a artista mais prestigiada da noite e agradecendo ao apoio dos fãs.
Ela também ganhou os prêmios de Artista Feminina Premios Juventud, Melhor Canção Para Meu Ex (TQG), Girl Power (TQG), Melhor Faixa Urbana (TQG), Melhor Colaboração Pop/Urbano, Tropical Mix e Desafio de Dança Social.
“Muito obrigado… Minha maior sorte é ter os fãs que eu tenho. Todos os dias você me inspira a melhorar e não desistir. A verdade é que quando eu tinha dúvidas sobre mim, você me fez acreditar em mim novamente”.
“Quando me senti frágil, eles me encheram de força, me acompanharam, me protegeram, me mostraram sua lealdade. Eles comemoram comigo minhas alegrias, me acompanham em todas as minhas lutas e para vocês, quero ser um músico melhor, o melhor artista e, se possível, uma pessoa melhor”, reagiu a cantora.
A cantora de Barranquilla recebeu também das mãos da porto-riquenha Kany García o prêmio “Agente de Mudança” pelo rabalho social dedicado às crianças de seu país que precisam de ajuda.
“É impossível receber isso sem compartilhá-lo com a incrível equipe de nossa Fundação Pies Descalzos e com Patricia Sierra, sua diretora, que trabalham incansavelmente todos os dias para transformar nossas comunidades mais vulneráveis na Colômbia”, declarou a cantora em seu discurso.
“Vivemos em um mundo ambíguo, cercados por boa música, beleza, danças do TikTok, selfies com filtros, mas há realidades que não podem ser filtradas ou maquiadas. Há lugares onde as pessoas nascem pobres e morrem pobres porque não têm oportunidades de receber uma educação de qualidade, lugares onde é difícil de acreditar, discriminam as pessoas por suas preferências sexuais, cor da pele, classe social. É um mundo imperfeito que está em constante mudança, e isso é algo que não pode ser desperdiçado”.
Shakira chegou a olhar para o filho Milan, de 10 anos, que acompanhou a premiação, relatando uma vivência pessoal do pequeno que fez com que mudasse um pouco a sua forma de enxergar a vida, além de citar também Sasha, de 8 anos, ambos orgulhosos do que construiu.
“Quando meu filho de 10 anos me conta com tristeza que um de seus amigos gostaria de mudar a cor da pele porque não se sente parte, ou que algum deles se sente apertado por suas preferências, só me resta, como mãe, dizer que eles não devem ficar em silêncio, que eles podem levantar a mão, podem levantar a voz e podem reclamar disso e de tudo com o que não concordam, é assim, Milan”.
“Nas redes sociais, você amplifica as notícias que nos preocupam e espalha histórias que, se não fossem vocês, essas histórias não seriam conhecidas. Eles questionam as coisas, apontam injustiças, buscam a verdade. E hoje Milan e Sasha estão aqui me acompanhando, o que é uma grande alegria para mim. Quero que meus filhos entendam que, para ser um agente de mudança, você não precisa ser uma estrela pop feminina. Você não precisa ter uma fundação, nem precisa ser político ou ocupar um lugar de poder, ou ser famoso ou rico”.
“Para ser um agente de mudança, basta diferenciar o que é certo do que é errado. Você só precisa acreditar que é possível mudar as coisas e não deixar ninguém te dizer o contrário. Isso é poder e vocês, jovens, têm esse poder. E se eles estão com raiva e se a exclusão os incomoda, e se eles não se deixam anestesiar pela dor dos outros e se levantam a voz e não baixam os braços, então posso ter certeza de que meus filhos e vocês são e serão a esperança de muitos e também são e serão os verdadeiros agentes de mudança. Muito obrigado”, finalizou.
Lista de vencedores do Premios Juventud 2023
Melhor Álbum Pop
- Haashtag– Ha*Ash
Melhor Colaboração Pop/Urbano
- “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53” – Bizarrap & Shakira
Girl Power
- “TQG” – Karol G & Shakira
Artista Feminina Premios Juventud
- Shakira
Artista Feminina em Ascensão
- Danna Paola
Artista Masculino Premios Juventud
- Peso Pluma
Grupo ou Duo Favorito do Ano
- Ha*Ash
Artista Feminina da Nova Geração
- Kenia Os
Artista Masculino da Nova Geração
- Bizarrap
Nova Geração – Regional Mexicana
- Peso Pluma
Artista Masculino em Ascensão
- Eladio Carrion
Artista Favorito do Streaming
- Karol G
Melhores Beatmakers
- Bizarrap
Melhor Canção de Casal
- “Beso” – Rosalía & Rauw Alejandro
Melhor Música Para o Ex
- “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53” – Bizarrap & Shakira
Colaboração OMG
- “Despechá RMX” – Rosalía & Cardi B
Melhor Música Urbana
- “TQG” – Karol G & Shakira
Melhor Mix Urbano
- “Hey Mor” — Ozuna & Feid
Melhor Álbum Urbano – Masculino
- Un Verano Sin Ti – Bad Bunny
Melhor Álbum Urbano – Feminino
- Mañana Será Bonito – Karol G
Melhor Canção Dembow
- “To’ Esto Es Tuyo” – Natti Natasha
Melhor Colaboração Dembow
- “Delincuente” – Tokischa, Anuel AA & Ñengo Flow
Melhor Música Trap
- “Coco Chanel” – Eladio Carrión & Bad Bunny
Música Pop do Ano
- “Bailé Con Mi Ex” – Becky G
Mix Pop do Ano
- “Contigo” – Sebastián Yatra & Pablo Alborán
Melhor Colaboração Pop/Urbana
- “TQG” – Karol G & Shakira
Melhor Álbum Pop/Urbano
- Motomami+– Rosalía
Melhor Canção Regional Mexicana
- “Ella Baila Sola” – Eslabon Armado & Peso Pluma
Melhor Colaboração Regional Mexicana
- “PRC” – Peso Pluma & Natanael Cano
Melhor Fusão Mexicana Regional
- “Un X100to” – Grupo Frontera & Bad Bunny
Melhor Álbum Regional Mexicano
- Sembrando– Peso Pluma
Hit Tropical
- “La Bachata” – Manuel Turizo
Mix Tropical
- “Monotonía” – Shakira & Ozuna
Melhor Álbum Tropical
- Fórmula, Vol. 3– Romeo Santos
Coreografia mais quente
- “Mayor Que Usted” – Natti Natasha, Daddy Yankee & Wisin Y Yandel
Clipe com a mensagem mais poderosa
- “La Reina” – Maluma
Quero mais
- Kenia Os
Casais que bombaram nas redes sociais
- Rosalía e Rauw Alejandro
Melhor Fandom
- Keninis – Kenia Os
Desafio de Dança Social
- “TQG” – Karol G & Shakira
Meu criador de tendências favorito
- Bad Bunny