Em “Mulheres Apaixonadas”, Renata Pitanga conquistou o público com seu personagem que, apesar de pequeno na trama, movimentava a casa da família de Afrânio (Paulo Figueiredo). Na novela, a atriz interpretou Shirley, empregada de Silvia (Natália do Valle) que vivia um romance com Caetano (Paulo Coronato), homem casado com Rosinha (Guilhermina Guinle).
Depois de participar da obra de Manoel Carlos, Renata se distanciou da ficção, mas continuou trabalhando na televisão, na frente das câmeras. Veja como a atriz está atualmente:
Por onde anda a Shirley em “Mulheres Apaixonadas”
Formada em jornalismo, Renata Pitanga era apresentadora do canal SporTV antes de ser convidada a integrar o elenco de “Mulheres Apaixonadas”. Sua participação no folhetim fez sucesso e deixou seu rosto conhecido em todo o Brasil.
“De repente eu que tinha uma vida anônima, passei a ser conhecida na rua […] Esse trabalho é o que me deixou na época mais conhecida para o grande público, de tudo que eu fiz, tem gente que até hoje lembra da novela”, afirmou Renata em entrevista à revista Caras.
Após alguns trabalhos como atriz, ela voltou seu foco para a carreira de apresentadora e permaneceu no canal de vendas Shoptime por quase 20 anos, até o encerramento das atividades da emissora na TV a cabo, em junho de 2023.
Em entrevista ao site do Shoptime, Renata revelou que seu objetivo sempre foi trabalhar com apresentação e que sua experiência em “Mulheres Apaixonadas” permitiu que ela tivesse ainda mais certeza que gostaria de continuar como apresentadora de TV.
Em 2019, questionada pela revista Quem se cogitava a possibilidade de retornar à atuação, Renata Pitanga afirmou: “Apesar de gostar de atuar, confesso que me sinto plena como apresentadora. Se recebesse um projeto bacana, que não atrapalhasse o meu trabalho como apresentadora, faria numa boa. Adoro um desafio”.