Morreu nesta segunda-feira (7), após meses lidando com um câncer de pulmão, a atriz Aracy Balabanian. Aos 83 anos, a atriz deixa para trás um legado impactante nas telinhas, que teve origem em uma paixão adolescente pelo teatro.
Relembre a carreira de Aracy Balabanian
Nascida em 22 de fevereiro de 1940, Aracy Balabanian começou sua carreira cedo. Filha de imigrantes, ela foi impactada pelo ramo da atuação ainda bem jovem, apaixonando-se pelo teatro aos 15 anos e perseguindo o sonho de fazer parte daquilo.
A estreia de Aracy na televisão aconteceu na TV Tupi com a peça “Antígona”. Já em 1968, finalmente contando com o apoio do pai, ela atuou na novela “Antônio Maria”, da mesma emissora, e deu início então à sua trajetória como uma das maiores intérpretes da TV.
A primeira novela de Aracy na Rede Globo foi “Primeiro Amor”, que fez com 32 anos de idade – e, a partir daí, ela se fez presente na emissora com dezenas de produções icônicas. A atriz atuou, por exemplo, em obras como “O Casarão”, “Elas por Elas”, “Ti Ti Ti”, “Rainha da Sucata”, “A Próxima Vítima”, “Da Cor do Pecado”, “Passione”, “Cheias de Charme” e mais.
Apesar de ter participado de inúmeras novelas e produções da Rede Globo, o papel mais famoso de Aracy na emissora é, sem dúvidas, o que interpretou ao lado de Miguel Falabella, Luis Gustavo, Marisa Orth e Tom Cavalcante: o de Cassandra Mathias Sayão em “Sai de Baixo”. A atração ficou no ar entre 1996 e 2002, e Aracy esteve no elenco durante todas as oito temporadas.
Nos anos 2000 e 2010, Aracy seguiu na ativa em produções da emissora, e sua última participação em uma novela aconteceu em 2018 em “Malhação: Vidas Brasileiras”. Em 2019, Aracy fez sua última aparição em uma produção televisiva em “Juntos a Magia Acontece”, especial de fim de ano da Globo.
Ao final de 2022, enquanto tratava um derrame pleural (que ocasiona acúmulo de líquido nos pulmões), Aracy Balabanian foi diagnosticada com câncer. A atriz, que tinha dois tumores nos pulmões, lidava com a doença desde então, e faleceu em agosto de 2023 na Clínica São Vicente, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Em nota, a assessoria da clínica lamentou. “A Clínica São Vicente lamenta a morte da paciente Aracy Balabanian na manhã desta segunda-feira (07) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, diz o comunicado.