Barbara Borges revela os segredos de sua boa forma

Para viver a manicure boazuda Elvira na novela “Bela, a Feia”, da Record, Bárbara Borges começou a malhar pesado há cinco meses, de segunda a sexta-feira, com a orientação do personal trainer Douglas Mariano. “O treino tem sido bem forte, pois minha personagem usa roupas muito curtas. Ela explora bastante o corpo. Com o Douglas, adquiri o gosto pela musculação. A aula é intensa, mas dinâmica e prazerosa”, explica a atriz, que em setembro passado posou nua, pela segunda vez, para a revista “Playboy”.

Na hora de fazer as refeições, ela capricha na proteína, acompanhada por salada, verdura e legumes. Arroz só integral, e nada de carboidrato no jantar. “Cortei frituras e açúcar. Mas, como não sou de ferro, uma vez na semana posso comer doces”, comemora ela, que procura se alimentar de três em três horas.

Hoje, os 52kg distribuídos em 1,65m de altura são motivo de orgulho, mas, no passado, quem diria, Bárbara confessa que era complexada por ser muito magra. “Durante a minha pré-adolescência, chateei a minha mãe para ela me dar remédio para engordar (risos). Felizmente, ela é maravilhosa e nunca me deu ouvidos”, diverte-se a atriz, que praticava ginástica olímpica na infância.

Leia a seguir entrevista na íntegra.
TE CONTEI: Qual é o seu truque para começar bem o dia?
BÁRBARA BORGES:
Acordo todos os dias e falo “Bom dia, dia!”. Penso sempre que, aconteça o que acontecer, nada irá tirar o meu bom humor.

TC: Qual é o seu segredo para a boa forma?
BB:
Estou malhando há cinco meses, de segunda a sexta-feira, com o personal Douglas Mariano. O treino tem sido bem forte, pois minha personagem usa roupas muito curtas. Ela explora bastante o corpo. Com o Douglas, adquiri o gosto pela musculação. A aula é intensa, mas dinâmica e prazerosa. É muito bom ver o resultado.

TC: Você faz algum tipo de dieta?
BB: O meu personal me passou uma dieta para esse treinamento que estou fazendo. A dieta inclui um suplemento de proteínas, pão integral com peito de peru, arroz e macarrão integrais, frango ou peixe, folhas e verduras. Cortei frituras e açúcar. Mas, como não sou de ferro, uma vez na semana posso comer doces.

TC: Faz quantas refeições por dia?
BB:
Eu como de três em três horas.

TC: Qual é o seu cardápio no almoço, no jantar e no café da manhã?
BB:
Muita proteína, salada, verdura, legumes, arroz integral e batata doce. No jantar, nada de carboidrato.

TC: Quais são as suas medidas agora?
BB: Meço 1,65m e peso 54kg. Tenho 90cm de busto, 94cm de quadris e 68cm de cintura.

TC: O que não pode faltar na sua geladeira?
BB:
Salada verde, frango grelhado e, nos dias em que eu saio da dieta, sorvete.

TC: Quais os cuidados que você tem com a pele?
BB:
Minha dermatologista é a doutora Karla Assed. Uso um remédio manipulado por ela para passar à noite. Também uso o creme Idealist, da Estée Lauder, e contorno para os olhos da Endocare. De dia, uso filtro solar da Dermage fator 30 e Benzac AC para prevenir a acne. Sabonete Effaclar Gel, da La Roche-Posay, e demaquilante BiFacil, da Lancôme.

TC: E com os cabelos?
BB:
Sou bastante cuidadosa com o meu cabelo. Há quatro anos, cuido dele com o Márcio Mello, que é maravilhoso. Ele conhece meus fios e cuida deles como ninguém. Por isso, sou fiel e frequento o salão dele, o Eclat, em Ipanema, uma vez por semana. Como faço realinhamento térmico de três em três meses e ainda tive que ficar mais loira para interpretar a Elvira, preciso mais do que nunca tratar o cabelo. O Márcio prepara um “cardápio” de tratamentos: Penetraitt e Sebastian 2 + 1, PPT2 e Colágeno da Q8 e K-PAC, da Joico. Meu cabelo está saudável graças a todo esse cuidado e não abro mão disso. Não lavo o cabelo todos os dias. Às vezes, lavo dia sim, dia não. Ou então, fico dois dias sem lavar. Não mais que isso. Evito ao máximo fazer chapinha. Sou fã de uma boa escova. E a frequencia da escova depende das gravações. No mínimo, faço três vezes por semana. Quando não estou trabalhando, deixo o cabelo descansar do secador, secando naturalmente.

TC: Qual é o seu truque para dormir bem?
BB:
Gosto de dormir no escuro total. Na janela do meu quarto, coloquei um blackout que não deixa passar nadinha. Luz, só abrindo a janela mesmo.

TC: É verdade que você tem tendência para emagrecer e que, na adolescência, era a mais magrinha da sua turma? Como fez para ganhar corpo?
BB:
Eu fazia ginástica olímpica e era toda definida e fortinha, mas magra. Sempre fui a “mignon” da turma. Durante a minha pré-adolescência cheia de complexos, chateei a minha mãe para ela me dar remédio para engordar (risos). Felizmente, ela é maravilhosa e nunca me deu ouvidos! Até hoje, emagreço com muita facilidade, mas com o treinamento, ganhei massa muscular.

Por Carolina Morgado, especial para o Te Contei