Por que Tenório chama a esposa de “Bruaca” em “Pantanal”? Entenda o significado do termo

Quem acompanha a trama de “Pantanal” já percebeu que Tenório (Murilo Benício) trata a esposa, Maria (Isabel Teixeira), com bastante grosseria e falta de respeito. O empresário, inclusive, usa o termo “Bruaca” para se referir à mãe de Guta (Julia Dalavia) — e não faz questão alguma de mudar o seu comportamento com a mulher. Mas, afinal, o que significa o termo usado pelo homem na novela?

Por que Tenório chama a esposa de “Bruaca”?

Tenório (Murilo Benício), Maria (Isabel Teixeira) e Guta (Julia Dalavia) em
Globo/Fábio Rocha

No dicionário de língua portuguesa, “Bruaca” tem cinco definições diferentes:

  1. Bolsa de couro cru que se usa a tiracolo;
  2. Mulher idosa e feia;
  3. Mulher maldosa, faladeira;
  4. Prostituta mais velha, decadente;
  5. Roupa velha.

Em “Pantanal”, Tenório utiliza a palavra para denegrir a imagem da esposa e chamá-la de “velha” e “feia”. No Brasil, especialmente em regiões de interior, o termo depreciativo é usado para se referir às mulheres.
Na novela das 9, Maria “Bruaca” é muito maltratada por Tenório, em especial psicologicamente. Ela se acostumou com uma rotina de abusos emocionais e com um marido que a reprime e rejeita sexualmente.

A mãe de Guta se casou com Tenório quando já estava grávida e, embora fosse filha de um cafeicultor muito próspero, viu suas terras ficarem devastadas após um grande greada. Depois da morte do sogro, Tenório vendeu as terras e Maria tornou-se um fardo para o empresário. No entanto, quanto mais ele viajava sozinho, mais culpada ela se sentia. Por essa razão, a moça se submetia a tudo — sem nem imaginar que o homem tem outra família em São Paulo.

Mais sobre “Pantanal”