As Helenas das novelas de Manoel Carlos: saiba por que autor sempre usou o mesmo nome

As Helenas de Manoel Carlos já entraram para a história da televisão brasileira. No programa “Conversa com Bial”, em 2020, Maneco revelou por que gosta tanto do nome e, ao contrário do que muitos pensam, tem a ver com a mitologia grega: Helena de Troia. Filha do deus Zeus e da mortal Leda, era conhecida como a mulher mais bonita do mundo.

“Foi uma coisa que eu escolhi porque eu gosto muito do nome. Mas eu gosto muito e, curiosamente, tive duas filhas mulheres e nenhuma delas se chamou Helena. Aí as pessoas me perguntavam na rua: ‘Foi sua namorada?’. Digo: ‘Não’. ‘Foi sua amante?’. Digo: ‘Não’. Enfim. Eu não tinha nenhuma Helena. Podia parecer que fosse minha mãe, minha irmã, ou enfim uma pessoa da família, mas não era, não”, contou.

Manoel Carlos
Globo/Estevam Avellar

Diferentes entre si, as atrizes que interpretaram o papel ganharam destaque por viverem mulheres fortes com histórias impactantes. Relembre as atrizes que foram as Helenas de Maneco.

Helenas de Manoel Carlos

Lílian Lemmertz

A atriz foi a primeira Helena criada por Manoel Carlos. Ela fazia par com o ator Fernando Torres na novela “Baila Comigo”, de 1981.

Maitê Proença

A atriz foi personagem principal da novela “Felicidade”, de 1991, e fazia par romântico com Tony Ramos.

Regina Duarte

Regina Duarte e Gabriela Duarte em
Divulgação/Globo

A atriz é tão querida por Manoel Carlos que já interpretou três diferentes Helenas nas novelas do autor. Ela foi protagonista em “História de Amor” (1995), “Por Amor” (1997) e “Páginas da Vida” (2006).

Vera Fischer

Vera Fischer foi uma das mais icônicas Helenas de Maneco
Divulgação/Globo

A história de uma mãe que abre mão do seu romance por causa da filha foi interpretada pela atriz na novela “Laços de Família”, de 2000.

Christiane Torloni

A atriz viveu uma diretora de escola que enfrentava problemas no casamento em “Mulheres Apaixonadas”, trama que foi ao ar em 2003.

Taís Araujo

Taís Araujo foi a primeira e única Helena negra de Manoel Carlos na novela
TV Globo / Rafael França

Em 2009, a atriz fez história ao interpretar a primeira Helena jovem e negra de Maneco na novela “Viver a Vida”. Apesar do ineditismo, a novela não decolou com o público e a história da protagonista foi ofuscada pela de Luciana, vivida por Alinne Moraes.

Júlia Lemmertz

Julia Lemmertz foi a última Helena de Manoel Carlos, na novela
Globo/João Miguel Júnior

Para homenagear Lílian Lemmertz, sua primeira Helena, o autor convidou a filha da atriz para protagonizar sua última criação na novela “Em Família”, exibida em 2014.

Mais sobre novelas