Qual é o nome verdadeiro de Chitãozinho e Xororó: conheça a história por trás do apelido da dupla

Adotar um nome artístico logo no início da carreira é algo muito comum entre as celebridades, mas poucos apelidos são tão fortes e conhecidos como os de Chitãozinho e Xororó. Tanto que pouca gente sabe quais são os nomes verdadeiros dos cantores sertanejos.

Nome verdadeiro de Chitãozinho e Xororó

Apesar de serem famosos em todo o Brasil e terem construído uma carreira de sucesso de mais de 50 anos, Chitãozinho e Xororó são pouco conhecidos por seus nomes verdadeiros: José Lima Sobrinho e Durval de Lima, respectivamente.

Chitãozinho e Xororó
Globo/Gustavo Scatena

Os nomes artísticos Chitãozinho e Xororó surgiram de forma bastante inusitada e, ao contrário do que muita gente imagina, não têm nenhuma relação com apelidos de infância.

Ainda na infância, quando faziam shows amadores antes da fama, Chitãozinho e Xororó se apresentavam como “Irmãos Lima”. A mudança no nome da dupla partiu de uma sugestão do radialista Geraldo Meirelles e tem inspiração na música “Chitãozinho e Xororó”, escrita por Serrinha e Athos Campos em 1939.

A canção “Chitãozinho e Xororó” fala sobre duas aves: o inhambu-chintã e o inhambu-chororó. José, o irmão mais velho, ficou com esse nome porque o inhambu-chintã é um pássaro maior que o chororó, que, por sua vez, canta mais alto e agudo, assim como Durval.

Chitãozinho & Xororó