10 músicas para entender a carreira de Will Smith como rapper

Getty Images

Aos 47 anos, Will Smith é um dos poucos atores negros de grande sucesso em Hollywood. A partir da série “Um Maluco no Pedaço”, que foi ao ar entre 1990 e 1996, ele passou a ser cada vez mais requisitado, chegando a atuar em blockbusters de sucesso, como “Independence Day”, “Os Bad Boys” e “MIB: Homens de Preto”.

Leia também: 10 fatos que você não sabia sobre “Um Maluco no Pedaço”

Antes de sua carreira como ator ofuscar a de cantor, Will Smith manteve ao lado de Jeffrey Townes a dupla The Fresh Prince & The Jazzy Jeff, que deu largos passos na estrutura DJ e MC como entertainers. Eles lançaram singles e discos de sucesso, até que, por volta de 1993, tiveram que se separar por conta da agenda cada vez mais disputada de Smith.

Anos depois, ele seguiria numa carreira solo de bastante sucesso, até que a congelou em 2005. Após revelar ter feito algumas “sete ou oito canções” ao lado de Kanye West e se apresentar na TV relembrando clássicos antigos, não deve demorar a notícia de que um disco novo de Will esteja em circulação.

Para comemorar o aniversário de Will Smith, conheça sua trajetória musical por meio de 10 canções: #1 “Girls Ain’t Nothing But Trouble”

Poderia soar inocente um rapaz passando por diversas desventuras com garotas, sempre se envolvendo em encrencas, mas o fato é: se Will Smith tivesse escrito esta música nos dias de hoje, aí sim, teria problemas, podendo ser acusado de misoginia. Este foi o primeiro single de sucesso da dupla The Fresh Prince e Jazzy Jeff e abre o álbum “Rock The House” (1987). #2 “He’s the DJ, I’m the Rapper”

Considerado por algumas publicações especializadas como um dos discos mais importantes do rap, “He’s The DJ, I’m the Rapper” foi o primeiro álbum duplo do hip hop na história. Ao lado de DJ Jazzy Jeff (que também participa da série “Um Maluco no Pedaço”), Will Smith, conhecido como The Fresh Prince, explorou a dinâmica DJ e MC como um mar aberto de possibilidades, fazendo free-style e embolando as rimas como se estivesse uma batalha de MC nas ruas – algo que a faixa-título mostra com desenvoltura. #3 “Parents Just Don’t Understand”

Fazendo referência ao seriado “Um Maluco no Pedaço”, este single, também extraído de “He’s The DJ, I’m the Rapper”, mostra o mundo na visão de um adolescente de 16 anos, que acha que tem pais caretas demais. Dado curioso: antes de conhecer Will, sua esposa Jada Pinkett gravou um vídeo desta canção ao lado de Tupac Shakur; na época, eles estudavam numa escola de artes em Baltimore (EUA). A performance desta canção rendeu um Grammy a Fresh Prince & Jazzy Jeff, em 1989.

Leia também: Veja 6 clássicos e curiosidades de Tupac #4 “I Think I Can Beat Mike Tyson”

Entrando de vez na era dos CDs, este divertido single ficou famoso pelo clipe que mostra Will Smith se preparando para dar um jeb ou outro em Mike Tyson, na época o mais famoso lutador de boxe. Bastou um soco para que o ousado rapaz voltasse com o rosto inchado pra casa. A faixa integra o 3º álbum da dupla Fresh Prince & Jazzy Jeff: “ And in This Corner” (1989). #5 “Summertime”

Já não tão brincalhão, aqui Will Smith se reúne com a família e versa numa linha jazzística bem envolvente. Tornou-se um dos hinos da carreira musical dele – tanto que ele tocou recentemente a canção no programa de TV de Jimmy Kimmel, provando de uma vez que está de volta à cena musical.
https://youtu.be/nAXHsZCQBW8 #6 “Boom! Shake the Room”

Com sampler dos Ohio Players, o último single de sucesso da dupla Fresh Prince e Jazzy Jeff atingiu o topo das paradas em países europeus como Irlanda, Espanha e Reino Unido. Por mais que a dupla renegasse qualquer associação ao gangsta rap naquele momento, o álbum “Code Red” chegou bem perto disso. Mas não foi isso que fez com que a dupla acabasse se separando: os convites cada vez mais irrecusáveis para Will como ator – principalmente para “Seis Graus de Separação” e “Independence Day” – acabaram tomando todo o seu tempo. #7 “Men in Black”

Certamente uma das mais conhecidas canções de toda a carreira de Will Smith, este single explodiu com o sucesso do filme “MIB: Homens de Preto” (1997). Naquele mesmo ano, Smith estreou com seu primeiro álbum solo, “Big Willie Style”, chamando vários produtores para colaborar, incluindo Poke & Tone e o parceiro Jazzy Jeff. #8 “Wild Wild West”

Compor trilhas para os filmes em que atua era algo rentável para Will Smith. Na esteira do filme “As Loucas Aventuras de James West” (1999), ele disparou com mais um single, reunindo participações de Kool Mo Dee e Dru Hill num funk envolvente que termina em muita dança. Ah, esta faixa fez parte do álbum “Willenium” (1999). #9 “1000 Kisses”

De acordo com muitos críticos, “Born To Reign” colocou Will Smith novamente na parada de sucessos – ainda mais que os anteriores, que também venderam bastante. O álbum trouxe o hit embalado pelo filme “MIB: Homens de Preto 2”, mas a que agradou mais foi a linha R&B adotada em “1000 Kisses”, dueto com a esposa Jada Pinkett Smith.

Leia também: 6 pares de atores que atuaram como casal em mais de um filme #10 “Switch”

O último disco da carreira de Will Smith foi meio decepcionante. Alguns o acusaram de se render aos clichês da produção pouco criativa do hip hop naquele momento, outros acharam que ele perdeu o bom humor que caracterizou boa parte de sua carreira. “Switch”, um dos singles, não era tão empolgante – mas permanece como um de seus vídeos mais vistos no YouTube.