As 5 turnês mais caras da história

Várias coisas podem determinar o preço de uma turnê musical. O lugar, a produção e a tecnologia do palco são algumas delas, e tudo isso resulta em ingressos caros para quem quiser ir ao show. Por outro lado, pode render concertos históricos e inesquecíveis, apesar do custo. Conheça a seguir as 5 turnês mais caras de todos os tempos:

#5 Lady Gaga – “Born This Way Ball”

Getty Images

A cantora pop Lady Gaga é famosa por suas excentricidades, e em seus shows não poderia ser diferente. Entre 2012 e 2013, sua turnê “Born This Way Ball” teve 98 shows ao redor do mundo, e cada montagem do palco custou 1 milhão de dólares. A própria Lady Gaga desenhou o palco, que era cercado por um enorme castelo gótico tridimensional iluminado por LED, de 30 toneladas. Apesar do alto custo para ser produzida, a turnê gerou 181 milhões de dólares de lucro.

#4 The Rolling Stones – “A Bigger Bang Tour”

Getty Images

Os Rolling Stones são uma das bandas mais antigas do mundo ainda em atividade, e ainda assim continua a mover multidões por onde passa. Seus shows costumam ser grandiosos e bem produzidos. A turnê mundial “A Bigger Bang Tour”, para promover o disco de mesmo nome, ocorreu entre 2005 e 2007, contando com 147 shows. Na estrutura haviam fogos de artifício e computação gráfica, além de um enorme telão, bem no meio do palco. Aliás, o próprio palco sozinho tinha o tamanho de duas quadras de basquete, e precisava de mais de 100 trailers para ser transportado. Cada montagem custava 1,6 milhão de dólares.

#3 Madonna – “Sticky and Sweet Tour”

Getty Images

A eterna princesa do pop também é conhecida pela extravagância, e não economiza para impressionar seus fãs. Cada montagem de palco custou cerca de 2 milhões de dólares, com um total ao fim da turnê de 261 milhões de dólares. Um telão gigante, um Rolls-Royce original para a entrada da cantora e dois M’s gigantes em cada lado do palco, incrustados com diamantes, foram algumas solicitações de Madonna na produção de seus shows. No fim, a turnê rendeu mais de 400 milhões de dólares, tornando-se a mais rentável feita por uma artista mulher.

#2 Roger Waters – “The Wall Tour”

Getty Images

Uma das turnês mais marcantes da história foi a do ex-Pink Floyd Roger Waters, inspirado no disco homônimo da banda de rock progressivo. Os 219 shows ao redor do mundo foram complexos de se produzir, indo além de uma simples apresentação musical. Toda a história por trás de “The Wall”, com as críticas sociais dos anos 80, contou com alguns efeitos especiais indispensáveis para a turnê. Ela teve o maior painel de vídeo usado em shows, que custou 10 milhões de dólares só para ser montado em cada apresentação; a parede inflável, o porco gigante e outros animais que ficavam no palco custaram cerca de 20 milhões de dólares. A turnê inteira custou 200 mil dólares por dia para continuar na estrada.

#1 U2 – “360° Tour”

A banda irlandesa já lançou a turnê com uma inovação: um palco redondo no meio do público, com a tecnologia mais avançada da época. Eles também utilizaram o sistema de som mais poderoso até então. A turnê inteira contou com 110 shows ao redor do mundo, com uma estrutura ao redor do palco semelhante à de uma aranha, chama de “The Claw” (em português, “O Garra”). Dessa forma, todos os fãs presentes poderiam ver a banda de qualquer lugar do estádio, pois ao redor do palco de 360 graus havia também um telão circular, de 1 milhão de dólares. Cada montagem deste superpalco custou nada menos que 30 milhões de dólares. Porém, a turnê se tornou a mais rentável da história, gerando um lucro de 730 milhões de dólares.