Uma em cada 10 mil pessoas possui ouvido absoluto, uma habilidade que permite reconhecer as notas musicais de qualquer som, sejam instrumentos musicais, sons emitidos pela natureza ou no cotidiano. Isso acontece graças a uma capacidade mais desenvolvida de interpretar os sinais recebidos pelo lado esquerdo do cérebro, onde também o som é processado.
Não há estudos conclusivos sobre o assunto. Alguns especialistas dizem que é genético, outros acreditam que não se trata de um dom especial, mas sim uma habilidade que pode ser desenvolvida desde criança com treinos musicais diários. O fato é que alguns músicos possuem um nível tão evoluído desta habilidade que seus ouvidos se tornam muito sensíveis, a ponto de sentirem incômodos em shows e apresentações. É o caso de João Gilberto, que não suporta nenhum tipo de ruído em seus shows, seja de ar condicionado, toque de celular da plateia ou até caixas de som desrreguladas. Michael Jackson e Beethoven também possuiam este dom.
O compositor e pianista Wolfgang Amadeus Mozart compõs sua primeira música aos 5 anos. Ele também possuía ouvido absoluto, a ponto de dizer que o grunhido de um porco é em G# (Sol Sustenido).
Jimmy Hendrix é outro grande nome da música que possuía essa habilidade. Reza a lenda que, para afinar sua guitarra pela primeira vez, foi até uma loja de instrumentos musicais, dedilhou um violão e, a partir disso, afinou sua guitarra perfeitamente em sua casa. Além disso, ele aprendia as músicas das bandas com as quais tocou ouvindo-as apenas uma vez.