A fama das adaptacções de jogos de videogame para o cinema não costumam dar certo. Infelizmente, existem pouquíssimos filmes que conseguem provar o contrário. Muitas vezes o problema se dá por causa do roteiro mal feito, de personagens que não condizem que o que existe no jogo… a listas de motivos continua. Veja 8 filmes baseados em videogames que não foram bem-sucedidos.
“Resident Evil” (2002)
Os games foram lançados em 1996, para o primeiro Playstation, e em 2002 virou um filme com Milla Jovovich e Michelle Rodriguez. O filme segue mais ou menos a história do jogo, porém a personagem principal, Alice, é inédita. O filme já teve cinco sequências desde então.
“Max Payne” (2008)
Interpretado por Mark Wahlberg, o game e o filme contam a história de um policial traumatizado pela morte da sua família e que busca vingança. O filme não foi bem recebido e não fez jus ao jogo que lhe deu origem.
“Mortal Kombat” (1995)
Os cenários, atores e roteiro não fogem do que é mostrado no jogo, e divide opiniões quanto a qualidade; alguns dizem que os efeitos especiais foram bem feitos, outros dizem que é apenas mais um filme mal adaptado para o cinema. Ele foi dirigido por Paul Anderson, que depois faria “Resident Evil”. O filme ainda teve uma sequência em 1997, que também não agradou.
“Lara Croft: Tomb Raider” (2001)
Apesar de ter Angelina Jolie representando a heroína Lara Croft, que na época estava no auge da sua popularidade nos games, o filme não vingou. Sotaque britânico forçado e cenas de ação não muito atrativas fizeram o longa cair nas bilheterias. O filme teve uma continuação, lançada em 2003, também com pouco sucesso de público.
“Need For Speed” (2014)
O filme foi baseado no jogo de corrida do mesmo nome, e a grande aposta era o personagem principal ser interpretado por Aaron Paul, que estava com um destaque muito grande por causa de seu papel em “Breaking Bad”, mas infelizmente isso não fez o filme alavancar nas bilheterias.
“Príncipe da Pérsia”
Mais um caso de filme com atores bons que fracassou forte nos cinemas. Ele foi produzido pela Disney, e foi dirigido por Mike Newell, responsável por “Harry Potter e o Cálice de Fogo” e “O Sorriso de Mona Lisa”, e tinha tudo para ser um sucesso, mas tomou a direção errada. O roteiro foi reescrito muitas vezes pelo próprio criador da versão de PC do jogo, o que se tornou um grande erro também, que abusava dos efeitos especiais.
“Street Fighter – A Batalha Final” (1994)
Mais um que divide as críticas. Apesar de ter sido uma superprodução, com direito a Jean-Claude Van Damme, que estava em seu auge na época, o filme pecou em alguns aspectos: personagens caricatos demais, roupas que não combinavam com o estilo do filme, e um enredo super diferente dos vistos no game. O longa arrecadou mais de R$ 400 milhões no cinema, um bom valor para um filme considerado fraco.
“Super Mario Bros” (1993)
O filme acabou se mostrando um fiasco. Os fãs esperavam ver Mario, Luigi e os outros personagens do jogo nas telonas, mas os diretores acabaram optando por um roteiro estranho em que os encanadores do Brooklyn vivem em uma época paralela, onde os dinossauros nunca foram extintos, e evoluíram como os seres humanos. O longa estreou uma semana antes de “Parque dos Dinossauros” e só arrecadou R$ 80 milhões.