
Com oito indicações, mas apenas vencedor da estatueta de Melhor Roteiro Adaptado, “O Jogo da Imitação” é baseado na história real do criptologista Alan Turing que, escondendo um segredo, ajudou a descobrir um código secreto que dos nazistas que ajudou os países aliados a vencerem a Segunda Guerra Mundial.
1 – O filme é baseado no livro “Alan Turing: The Enigma”, de Andrew Hodges.
2 – Alan Turing foi condecorado pelo seu feito na Segunda Guerra Mundial, mas depois assumiu um relaconamento homossexual e foi condenado, afastado do trabalho e defenestrado no meio científico. Recebeu o perdão póstumo apenas em dezembro de 2013.
3 – Dois anos depois de ser condenado, Turing mordeu uma maçã envenenada com cianureto em seu laboratório. Embora a hipótese mais forte considerada seja a de suicídio, sua mãe, à época, a refutou. Há quem jure que o símbolo da Apple, uma maçã mordida, seja uma homenagem a Turing, considerado o precursor dos computadores.
4 – “Jogo da Imitação” é o primeiro filme do diretor norueguês Mortem Tyldum em inglês. Antes de “Jogo da Imitação” ele fez três longas para o cinema. “Buddy”, “Varg Veum – Falne Engler” e “Headhunter”.
5 – Antes de estudar drama na Universidade de Manchester, o ator Benedict Cumberbatch foi professor de inglês voluntário em um monastério budista em Darjeeling, na Índia. A maioria dos alunos era tibetana.

6 – Fato muito curioso: Benedict Cumberbatch e Alan Turing, a quem interpreta no filme, são realmente parentes. De 17º grau, por parte do pai, em um estudo que descobriu que a relação tem origem no Século XIV.
7 – A atriz Keira Knightley nunca estudou atuação/dramaturgia. Apenas dança. De qualquer forma foi uma das três atrizes mais jovens a concorrer ao Oscar. Ela estava com 20 anos na época em que foi indicada por seu papel em “Orgulho e Preconceito”. Agora tem 30.
8 – O filme foi lançado no ano em que se lembram os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
9 – O diretor Morten Tyldum foi contratado por causa do sucesso com “Headhunters”, o filme de maior sucesso da história da Noruega. Ao assistir ao primeiro corte, entrou em desespero. “Estraguei tudo”, pensou. Mas ao assistir o segundo corte ficou mais tranquilo.