Saiba 12 curiosidades sobre Birdman

“Birdman” foi o grande destaque do Oscar 2015. Levou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Diretor (Alejandro González Iñárritu), Melhor Fotografia (Emmanuel Lubezki) e Melhor Roteiro (escrito por Iñárritu ao lado de Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris e Armando Bo). 

Confira algumas curiosidades sobre o filme:

1 – O filme é baseado na crise de meia-idade do cineasta Alejandro González Inárritu, que refletiu muito sobre os altos e baixos de seu ego, sua carreira e seu processo criativo.

2 – Michael Keaton não protagonizava um filme desde 2008. O último foi “Má Companhia”.

3 – O filme foi feito para parecer um plano-sequência, como se fosse um take direto, como se o espectador estivesse vendo uma peça. Os cortes são escondidos de um jeito inteligente para que o espectador comum não perceba.

4 – Com os takes longos de filmagem mencionados acima, houve uma grande quantidade de erros. Michael Keaton e Edward Norton fizeram uma espécie de ranking e descobriram que o ator que menos errou foi Zach Galifianikis. Por outro lado, Emma Stone foi a campeã de erros. O que não compromete sua ótima performance no filme. 

5 – Birdman faz referências ao clássico “O Iluminado”. A semelhança da teoria do artista perdendo o controle gradativamente em busca por sua arte ganha força com a visão do corredor do Saint James Theatre faz lembrar o corredor do Overlook Hotel, com certeza.

6 – O filme faz referência ao mito de Ícaro: um homem ególatra voa muito alto, chega perto do sol e é queimado por ele. As asas do alterego/subconsciente do protagonista provam isso.

7 – Foi quase todo filmado no Saint James Theatre, na Broadway, local de nascimento de muitos sucesso daquela cena. Tudo a ver com o filme.

8 – Muitos membros da imprensa e da academia de Hollywood receberam bonecos de Birdman, fabricado como um brinquedo de super-herói. 

9 – A cena em que Michael Keaton corre de cueca pela Times Square foi gravada de madrugada para a produção evitar ter que lidar com muitos curiosos. Não adiantou muito, já que a cidade nunca dorme.

10 – O filme foi gravado em um mês, o que parece impossível em pensar em uma produção deste porte, com tantos detalhes técnicos e o conceito de longos takes.

11 – Michael Keaton, Naomi Watts e Emma Stone disseram que este foi o filme mais difícil que já fizeram. Os longos takes exigiam demais da memória e dos físicos dos atores, além da complexa caracterização dos personagens.

12 – Perguntado sobre a inspiração para o papel, Edward Norton disse não ter dúvidas de que está interpretando Iñárritu. “Estou usando o cachecol, a jaqueta dele no filme. Tudo o que eu disse no filme eu o ouvi dizer ou eu sei que ele quer dizer!” Para Michael Keaton, cada personagem do filme é uma faceta do cineasta. Vale lembrar que a inspiração do mexicano para fazer este filme foi sua crise dos 50.