Veja 12 curiosidades sobre o filme Sniper Americano

“Sniper Americano” foi indicado a seis categorias do Oscar, mas levou apenas o prêmio de Melhor Edição do Som. Concorreu a Melhor Filme, Melhor Ator (Bradley Cooper), Melhor Roteiro Adaptado (Jason Hall), Melhor Edição e Melhor Mixagem de Som. 

1 – O ator Bradley Cooper comeu cerca de 6 mil calorias por dia para viver Chris Kyle.

2 – Bradley Cooper comprou os direitos do filme pensando em colocar Chris Pratt como Chris Kyle e ser apenas produtor.

3 – David O. Russell e Steven Spielberg cogitaram dirigir o filme. O primeiro não entrou em acordo com a Warner. Spielberg manifestou interesse, mas acabou desistindo. Clint Eastwood entrou para o projeto logo depois de Kyle morrer.

4 – Jaimie Alexander, Kate Mara e Evangeline Lilly foram cogitadas para o papel de Taya Kyle antes de Sienna Miller ser escolhida.

5 – Bradley Cooper detalha a cansativa rotina que assumiu para o papel: eu acordava às 4h30, ia para a academia treinar por duas horas, das 8h às 10h30 trabalhava nos diálogos, malhava de novo das 2h às 16h30 e depois ficava das 18h às 20h nos diálogos. Isso cinco vezes por semana. Ou seja, eu meio que comi, bebi e dormi com este cara por dois meses e meio.”

6 – “Este filme foi a coisa mais difícil que eu já fiz. Nada chegou perto. Fisicamente, emocionalmente, tudo. Emocionalmente porque ele é um cara real, que existiu. Senti muita ansiedade. E me acostumei com as armas que ele usava, com a voz, o peso tudo”, contou Cooper.

7 – “Ninguém queria isso. Mas o primeiro bebê ficou doente e o segundo não apareceu”, explicou Bradley Cooper.

8 – O filme arrecadou US$ 89,5 milhões no fim de semana de estreia nos Estados Unidos. Este valor é duas vezes maior que o antigo detentor do recorde de bilheterias para janeiro no país, Ride Along.

9 – Nem todo mundo gostou do filme: o multitarefas Seth Rogen comparou o filme a uma propaganda nazista, dizendo que se lembra do terceiro ato de Bastardos Inglórios, filme em que Tarantino brincou de reescrever a história, dando uma espécie de vingança aos judeus contra os nazistas.

10 – Um cartaz de propaganda do filme em Los Angeles foi pichado com a palavra “murder” (assassinato) no fim de semana de estreia.

11 – Além de Seth Rogen, o cineasta Michael Moore também criticou o filme. “Meu tio foi morto por um sniper. Fomos ensinados de que snipers são covardes. Eles atiram pelas costas. Snipers não são heróis. E invasores são piores.”

12 – Bancando o Hitchcock: Clint Eastwood faz figuração no próprio filme: procure por ele entrando na igreja quando Kyle rouba uma bíblia.