Por que ninguém reconhece o Super-Homem quando ele está de óculos?

A dupla identidade é um elemento muito comum do universo dos super-heróis. Seja para proteger seus antes queridos ou para evitar atentados em sua vida civil, muitos super-heróis optaram por separar seu trabalho da sua vida cotidiana debaixo das máscaras. Batman, Homem-Aranha e, claro o Super-Homem são alguns deles.

Sem dúvidas o caso do Super-homem é o mais extravagante, já que seu “grande” disfarce é um óculos de grau. Você já deve ter se perguntado porque ninguém reconhece o Super-Homem. Agora, você verá qual é a explicação da DC Comics sobre esse mistério.

Os óculos de Clark Kent

Em 1978, a edição em quadrinhos Superman #330 deu a resposta para a questão da dupla identidade de Clark Kent-Super-Homem.

Nesta edição, descobriu-se que, além de voar pelo céu com velocidade supersônica e ter força suficiente para levantar 10 edifícios, o Super-Homem tem a habilidade de criar vínculos com indivíduos que sofrem de prosopagnosia, ou seja, agnosia visual, que é a incapacidade de memorizar rostos.

Sim, é isso mesmo. Aparentemente esse desordem mental é implantada por Clark Kent por meio da hipnose com suas lentes hipnóticas de cristal de Kryptonita.

Mistério resolvido, e um tanto desanimador. Tudo isso se deve à imaginação fértil de Martin Pasko, escritor de Homem de Aço.