
Se você, assim como muita gente, pensa que o rock pesado e o heavy metal incitam a violência e a raiva, de acordo com a ciência você está enganado. Um novo estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, afirma que escutar heavy metal pode acalmar os níveis de ansiedade e raiva, além de ajudar a canalizar melhor as emoções negativas e até mantê-las sob controle.
Leah Sharman, ao lado da Dra. Genevieve Dingle, assumiu o estudo e afirmou que durante as pesquisas elas descobriram que a música pesada regula a tristeza e potencializa as emoções positivas.
Leah também destacou que os fãs de heavy metal, quando sentem raiva, preferem escutar músicas que coincidam com este sentimento. A música os ajuda a explorar e atravessar toda a gama de emoções que experimentam, além de deixá-los com uma sensação de bem-estar e inspiração. Os resultados da pesquisa demonstraram que, logo depois de escutar esse tipo de música, os níveis de hostilidade e estresse dos voluntários diminuíram consideravelmente.
O estudo foi realizado com 39 pessoas de 18 a 34 anos que escutam heavy metal regularmente. Elas deviam expressar seus sentimentos ao escutar sua música favorita quando sentiam raiva, passavam por problemas no trabalho ou em suas relações pessoais.
Outra conclusão interessante do estudo se refere à escolha das canções. A metade das canções eleitas continham temas relacionados a raiva e agressão, enquanto a outra metade se referia a tristeza e isolamento. Por mais estranho que possa parecer, os participantes disseram que usaram a música para se sentir mais felizes e mergulhar em sentimentos de amor e bem estar.
Em nome da ciência e do bem-estar, vamos ficar com uma canção de Slipknot para acalmar os ânimos.
Ou com os criadores do heavy metal, o Black Sabbath:
https://www.youtube.com/watch?v=NlaE_veOSD8

