
Muitos músicos, homens e mulheres, fizeram questão de registrar em algumas faixas o tema da violência contra a mulher. Prova de que a sociedade esclarecida jamais vai fingir que tal situação não existe ou não merece atenção por parte de todos. Confira:
Leia também:
Violência contra a mulher: 10 filmes sobre estupro
7 frases de Simone de Beauvoir para repensar o feminismo
7 atitudes que são assédio sexual SIM e você achava normal
#7 – Nirvana – ‘Rape me’
https://youtu.be/_u0kDNOSjPI
Esta forte canção (“Rape me” é literalmente “estupre-me”) da banda de Seattle chegou a ser banida por rádios e até pela MTV por conta da letra. Kurt Cobain disse a música era um manifesto da banda contra a violência que muitas mulheres sofrem nos EUA.
#6 – Tori Amos – ‘Me And a Gun’
A cantora americana já foi vítima de estupro e jamais escondeu o fato. A letra de “Me And a Gun” (Eu e Uma Arma) aborda o tema.
#5 – Mary J. Blige – ‘Good Woman Down’
Mary J. Blige usa esta canção como um chamamento para todas as mulheres não desistirem da vida, darem um fim aos abusos e lutarem por condições melhores.
#4 – The Cure – ‘Push’
A letra de Robert Smith fala sobre libertação da opressão masculina e sobre como uma pessoa finalmente não se encaixa mais no “mesmo quarto limpo e na mesma cama limpa”. Há várias interpretações, mas muitos a veem como uma apologia da libertação feminina.
#3 – Christina Aguilera – ‘I’m Okay’
A canção é direta: fala em sobreviver a uma infância marcada pelo abuso, cujo vilão era o próprio pai.
#2 – Katy Perry – ‘Roar’
A letra desta canção pop de sucesso imediato fala sobre o fortalecimento da mulher, que passa a ter “olho de tigre” e a rugir contra o abuso sofrido.
#1 – Whitney Houston – ‘Greatest Love Of All’
Ao contrário do que muita gente pode pensar, o “maior amor de todos” ao qual a letra se refere não é o dedicado a uma outra pessoa, e sim a si próprio. Whitney era vítima de violência doméstica e a letra soa como um desabafo da cantora.