9 filmes que todos precisam assistir para entender o jazz

O jazz é um dos estilos musicais mais clássicos e mais complexos que existem. Muitas pessoas apreciam e muitas outras gostariam de entendê-lo melhor. Confira na lista 9 filmes que vão te fazer entender melhor o jazz. 

“O Cantor de Jazz” (1927)

O filme foi o pioneiro na onda de filmes falados de Hollywood, ao sincronizar a gravação de voz de Al Jolson com as imagens do filme, deixando para trás a dublagem musical ao vivo. Na história, Jolson é um judeu que desafia a vontade dos pais ao tentar a sorte nos palcos, pintando seu rosto de preto para representar um choque cultural.

“Música e Lágrimas” (1953)

James Stewart, um dos maiores atores da época, interpreta o famoso artista Glenn Miller, que nos anos 30 entra nos negócios musicais e começa a enfrentar dificuldades. Mas ele não desiste, se casando mais tarde com Helen Burger, que o acompanha do seu sucesso até sua morte, na Segunda Guerra Mundial.

“O Homem do Braço de Ouro” (1956)

O cantor Frank Sinatra, que era ator nas horas vagas, interpreta um jogador de carteado habilidoso, que acaba de sair da prisão e sonha em se tornar um percussionista de jazz. O filme é marcado pela trilha sonora de Elmer Bernstein.

“Cotton Club” (1984)

Coppola conseguiu fazer um filme com raízes fixas no jazz. Com Richard Gere e Diane Lane, o longa acompanha a trajetória de um músico que usa suas relações com a máfia americana para crescer na carreira.

“Por Volta da Meia-Noite” (1986)

Dirigido por Bertrand Tavernier, o filme é inspirado na vida do crítico de jazz Francis Paudras e seu amigo Bud Powell, e mostra a vida de músicos negros que viviam em Paris e Nova York. O elenco do filme é todo formado por músicos, proporcionando performances memorávei, ganhando o Oscar de melhor trilha sonora.

“Bird” (1988)

Clint Eastwood, conhecido por seu gosto pelo jazz, faz um retrato fiel do visionário do jazz Charlie “Yardbird” Parker. Forest Whitaker interpreta o saxofonista com maestria, papel que lhe rendeu a Palma de Ouro de melhor ator em Cannes. O filme aborda seus últimos anos de vida, a partir de flashbacks. A trilha sonora do filme também ganhou o Oscar.

“Mais e Melhores Blues” (1990)

https://youtu.be/Y-JJ5-6-9Ns

Denzel Washington é um jovem trompetista de jazz, que, forçado pelos pais a estudar o instrumento, abre mão de sua infância, mas acaba se tornando profissional quando adulto. Porém, o jovem se envolve com um empresário estranho (interpretado por Spike Lee, diretor do filme), viciado em jogo e que causa sérios problemas para o músico.

“Poucas e Boas” (1999)

Woody Allen é outro aficionado pelo jazz, tocando em pequenos bares nova iorquinos nas horas vagas. Aqui, ele faz uma homenagem a seu estilo musical preferido. Sean Penn faz o papel de uma estrela fictícia, inspirada em Django Reinhardt, intercalando depoimentos de artistas reais para dar credibilidade ao personagem.

“Whiplash” (2014)

Milles Teller interpreta um garoto solitário cujo maior sonho é ser o melhor baterista da sua geração, e seguir os passos de Buddy Rich, seu maior ídolo. O jovem chama a atenção de Terence Fletcher, e entra para a orquestra principal do conservatório Shaffer, a melhor escola de música dos EUA, mas paga um preço bem caro pela posição, colocando em risco sua saúde física e mental.