Confira curiosidades sobre o vencedor do Oscar “O Grande Hotel Budapeste”

“O Grande Hotel Budapeste” levou quatro estatuteas do Oscar: Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem e Cabelo. Ainda concorria como Melhor Filme, Melhor Diretor (Wes Anderson) e Melhor Roteiro Original.

1 – Antes das indicações por “O Grande Hotel Budapeste”, o diretor Wes Anderson concorreu três vezes ao Oscar: em 2002, na categoria de Melhor Roteiro Original por “Os Excêntricos Tenembaums”, em 2010, na categoria de Melhor Animação por “O Fantástico Sr. Raposo”, e em 2012 na categoria de Melhor Roteiro Original por “Moonrise Kingdom”. 

2 – O filme é dos mais estrelados em Hollywood nos últimos tempos e tem quatro vencedores de Oscar: Adrien Brody, Tilda Swinton, Fisher Stevens e F. Murray Abraham.

3 – Obstinado em conseguir o melhor resultado possível, o cineasta Wes Anderson fez uma versão animada do filme antes de ir para o set de filmagem.

4- A escolha inicial de Anderson para M. Gustave, interpretado por Ralph Fiennes, era Johnny Depp.

5 – O filme marca a sétima colaboração do ator Bill Murray com Wes Anderson.

6 – Toda vez em que um jornal aparece no filme há um artigo detalhado, de verdade. 

7 – O pintor da ficção Johannes Van Hoydt The Younger é baseado em dois pintores reais: Hans Holbein The Younger e Lucas Cranach The Elder.

8 – O filme foi baseado em textos do jornalista e escritor austríaco Stefan Zweig.

9 – Emma Roberts (“Família do Bagulho”) foi considerada para o papel da bela Agatha, que personagem acabou sendo interpretada por Saoirse Ronan (que tornou-se conhecida do grande público em “Desejo e Reparação”).

10 – Em vez de oferecer um papel específico a Ralph Fiennes, Wes Anderson enviou o roteiro por e-mail ao ator e perguntou qual papel ele gostaria de interpretar. Muito depois o cineasta deu uma entrevista em que definiu esta tática como “jogo psicológico”.