Nós ficamos sabendo muito mais da história de Pablo Escobar com o seriado “Narcos”, do Netflix. Mas você sabia que existe um homem mais perigoso que o traficante, e que estava à solta até pouco tempo atrás? Estamos falando de Joaquin Guzmán Loera, narcotraficante mexicano que ocupa a primeira posição de homem mais procurado do mundo. Saiba mais sobre El Chapo em 9 fatos!
#1 – Joaquin Guzmán Loera, mais conhecido como El Chapo (“O Tampinha” em português, por causa da sua estatura de 1,55 metros), é um traficante mexicano ligado à “Alianza de Sangre”, também conhecida como Cartel de Sinaloa.
#2 – Ele foi considerado o segundo criminoso mais procurado do mundo, atrás apenas de Osama Bin Laden, cuja morte em 2011 abriu caminho para que o narcotraficante assumisse a primeira posição da lista.
#3 – Segundo lista da Forbes de 2009, ele ocupava a 701ª posição dos homens mais ricos do mundo, tendo uma fortuna avaliada em mais de R$ 4 bilhões.
#4 – Ele chegou a ser chamado de “O Maior Senhor da Droga do mundo”.
#5 – El Chapo foi recapturado em 22 de fevereiro de 2014, num hotel na cidade mexicana de Mazatlán. Ele havia fugido da prisão de alta segurança do estado de Jalisco, México, em 2001, e em 2013 chegou a ser dado como morto.
#6 – Em julho de 2015, Guzmán fugiu do presídio em que estava. A fuga não foi pouca coisa: aconteceu por meio de um túnel de 1,5 km de extensão, cavado embaixo do chuveiro de um dos banheiros da prisão, e dava em uma casa em reforma nas redondezas do presídio. A sofisticação do túnel chamou a atenção: tinha 10 metros de profundidade e contava com iluminação e sistema de ventilação. A escavação usou uma espécie de motocicleta sobre trilhos para retirar a terra até o local de saída do túnel.
#7 – O ator e diretor Sean Penn se encontrou com El Chapo três meses antes do traficante ser recapturado, e um dia após sua captura, no dia 9 de janeiro de 2016, Penn publicou na revista Rolling Stone uma extensa entrevista que fez com o mexicano. A polícia sabia sobre o encontro, que foi intermediado pela atriz Kate del Castillo.
#8 – A história da atriz com o traficante começou há bastante tempo. Em 2012, a atriz publicou em seu Twitter que confiava mais em Guzmán do que no próprio governo mexicano. Lisonjeado, Chapo mandou flores para Kate diretamente da prisão, e os dois começaram a manter contato. El Chapo então ficou obcecado pela atriz, que dizia se sentir protegida perto dele. Porém, depois da recaptura, Kate mudou o discurso e afirma não ter se envolvido com o criminoso.
#9 – Uma das razões que levaram à captura do narcotraficante foi a descoberta de que o criminoso tinha iniciado contatos com gente do mundo do cinema para rodar um filme sobre sua vida.