A Marvel pretende quebrar todos os recordes de bilheteria com “Os Vingadores 2: A Era de Ultron”: quer alcançar um faturamento de US$ 2 bilhões após a estreia nos cinemas de mais de 20 países.
Aqui no Brasil, “Os Vingadores 2” vai estrear dia 23 de abril nos cinemas, impulsionado por expectativas de fãs e curiosos que têm vibrado com os trailers disponibilizados. A pré-estreia do filme ocorreu no dia 13 de abril, nos Estados Unidos (a estreia oficial, por lá, será em 1º de maio).
Se a Marvel vai ou não atingir a cifra que almeja, só o tempo dirá. A pergunta que deve ser feita é: o filme vai valer a pena?
Aproveitando a deixa, levantamos outras sete questões sobre o filme. Confira:
Afinal, quem é Ultron?

Criado em 1968, apareceu pela primeira vez na edição 64 da HQ “Avengers” com a missão de exterminar a humanidade. Um de seus principais poderes é o “raio encéfalo”, que induz a vítima a um coma mortal e ainda dá a Ultron poderes de memorizar e manipular por completo a mente de seus inimigos. Ultron também pode controlar qualquer robô por conta de um ‘programa transmissor’, sem precisar atacar. Ou seja, já sabemos qual herói pode se prejudicar…
Feiticeira Escarlate? Mercúrio?
O diretor Joss Whedon já revelou paixão pela personagem Feiticeira Escarlate. E ela vai ter papel de destaque no filme – ainda mais que seu irmão gêmeo, Mercúrio, que apareceu no filme “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido” (2014). No entanto, o filme não deve mostrar nenhuma conexão destes personagens com a Irmandade Magneto, onde apareceram pela primeira vez, nos quadrinhos. Na verdade, os irmãos só se afiliaram ao vilão do X-Men porque foram resgatados após a Feiticeira atear fogo descontroladamente em um vilarejo com seus poderes. Ambos perceberam as maldades de Magneto e, em seguida, passaram a integrar os “Vingadores” na primeira grande reformulação, liderada por Capitão América – e ainda sem Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem-Formiga ou Vespa. Prevê-se que, no filme, os irmãos apareçam como vilões, para depois se unirem aos Vingadores. Nos quadrinhos, a Feiticeira se apaixona por um sintozoide chamado Visão, criação de Ultron. “O mais interessante pra mim é ver o quão conectada ela está com o universo e a imensidão do poder que tem, sem nem mesmo saber”, disse a atriz Elizabeth Olsen, que interpreta a Feiticeira Escarlate.
Quantos Vingadores são?

Até onde se sabe, 12 heróis formam a equipe dos Vingadores no filme. Se contarmos Falcão e Peggy Carter, que devem aparecer minimamente, chegamos a 14. Questionado se haveria outros personagens da Marvel ao lado dos heróis, o diretor Whedon disse um categórico “sim”. Então, vieram as conexões: a Marvel deve fazer os filmes de “Dr. Estranho”, “Homem-Formiga”, “Pantera Negra” e “Os Inumanos”… Seria algum deles?
Enfim, para você não se perder, listamos os 14 Vingadores que devem aparecer no filme:
- Capitão América (Chris Evans)
- Thor (Chris Hemsworth)
- Homem de Ferro (Robert Downey Jr.)
- Hulk (Mark Ruffalo)
- Gavião Arqueiro (Jeremy Renner)
- Viúva Negra (Scarlett Johansson)
- Maria Hill (Cobie Smulders)
- War Machine (Don Cheadle)
- Visão (Paul Bettany)
- Nick Fury (Samuel L. Jackson)
- Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson)
- Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olson)
- Falcão (Anthony Mackie)
- Peggy Carter (Hailey Atwell)
O ‘Demolidor’ vai aparecer no filme?
No dia 10 de abril, a Marvel entrou na onda do Netflix e disponibilizou todos os episódios da primeira temporada de “Demolidor”, estrelado por Charlie Cox. Antes de fechar a parceria com a plataforma de streaming, a Marvel já havia produzido as séries “Agents of S.H.I.E.L.D.” e “Agente Carter”, transmitidas pelo canal norte-americano ABC. Com tantas especulações levantadas sobre “Os Vingadores 2”, será que haverá alguma conexão do filme com todas essas séries? Alguns acreditam que não, principalmente porque a emissora compartilha os direitos autorais com a Marvel dessas séries. Quanto ao “Demolidor”… Bom, a torre mais alta que aparece no pôster de divulgação é justamente a torre onde ficam os Vingadores.
Então, nada do Homem-Aranha?

Em “A Era de Ultron”, a Marvel não deve colocar Peter Parker ao lado dos demais Vingadores. Há um embargo de direitos autorais no meio: é que a obra intelectual de “Homem Aranha” pertence à Sony. Para que essa junção seja possível, os dois estúdios (Marvel e Sony) deveriam ‘unir forças’ – algo que não aconteceu em “Os Vingadores 2: A Era de Ultron”. Mas, os fãs de Peter podem respirar aliviados: em um filme previsto para julho de 2017, o aracnídeo deve se juntar aos demais Vingadores. Seria em “Os Vingadores 3”? Não – este aí, só sai em 2019. Antes dessa junção, o Homem Aranha deve surgir nos filmes “Capitão América: Guerra Civil” e “Doutor Estranho”, que devem estrear nas telonas em 2016.
A Capitã Marvel vai aparecer?

Parece que sim. Há indícios de ter sido uma decisão de última hora, motivada pelo anúncio do filme solo da “Mulher Maravilha”. Nos quadrinhos, Capitã Marvel é Carol Danvers, uma humana de notável carreira na CIA que, após ser raptada pela KGB, foi transferida para a NASA. Foi trabalhando lá que Carol conheceu o alien Capitão Marvel. Ao investigar a vida dele, acabaram topando com o arquiinimigo Yon-Rogg, que raptou a moça. Durante a batalha, eles foram expostos a uma radiação que transformou a humana Carol na Capitã Marvel. Claro, essa história não deve ser contada integralmente em “Os Vingadores 2”. No entanto, a Marvel confirmou que quer produzir um filme só para essa personagem, com Angelina Jolie na direção. Em “Os Vingadores 2”, possivelmente ela apareça ao lado de Nick Fury (Samuel L. Jackson), com quem trabalhou na CIA.
É preciso esperar os créditos?
Em todos os filmes da Marvel, não importa como ele acabe, sempre resta alguma coisinha nos créditos. O diretor de “Os Vingadores 2”, Joss Whedon, já antecipou que não haverá a clássica cena após o final do filme: “(Haverá) Uma breve sequência de cenas, estilo um epílogo, mas não será uma cena pós-créditos. Queremos que as pessoas saibam disso, para não ficarem ali sentadas 10 minutos, só para, no final, ficarem com vontade de nos matar”.