Conheça os modelos mais famosos de guitarra

Gettyimages

Todo fã de rock reconhece seus ídolos de várias formas, mas os guitarristas além de seu estilo e solos marcantes, também são reconhecidos pelas guitarras que costumam utilizar. Confira um breve histórico dos modelos mais famosos de guitarra e quem costuma usá-las:

Semiacústica

Em 1936, a Gibson desenvolveu um captador para guitarras, capaz de transformar o som gerado pelo instrumento em ondas elétricas e o instalou em um violão espanhol. Assim nasce a ES-150 .O nome ‘ES’ vem de ‘Eletric Spanish’ e ‘150’ era o preço em dólares do instrumento com um amplificador e um cabo. Posteriormente foram desenvolvidas outras guitarras neste estilo. O nome popular ‘Semiacústica’ tem relação com sua construção, que é parecida com a de um violão, com um caixa de ressonância em seu corpo. Além de ser o modelo mais utilizado pelo mestre do Blues BB King, já foi tocada de de outros grandes músicos da história como Chuck Berry, Elvis Presley, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Jack White, Noel Gallagher, entre outros.

Telecaster

Em 1940, Leo Fender, criador de uma das maiores marcas de guitarras da história, de mesmo nome, percebeu que poderia tornar os modelos de guitarra semiacústicos mais simples, com um corpo sólido. É ai que nasce a primeira guitarra moderna da história, em fevereiro de 1951, e a primeira a ser comercializada em massa. Hoje ela é considerada como uma guitarra clássica para o rock e Keith Richards (Rolling Stones) é um dos guitarristas que não largam sua ‘Tele’. Além dele, Syd Barret (Pink Floyd) e Jim Root (Slipknot) também usaram o modelo.

Les Paul

Em 1952, uma das guitarras mais belas e clássicas do rock foi desenvolvida pela Gibson em conjunto com o guitarrista Les Paul, muito conhecido na época, e esta guitarra foi batizada com seu nome. Como a Fender faturava muito com a venda da Telecaster, a Gibson teve que se mexer e criar uma nova guitarra que fosse impactante no mercado. Ela foi popularizada por um dos maiores guitarristas da história, Jimmy Page (Led Zeppelin), e posteriormente teve sua fama revigorada por Slash (ex Guns n’ Roses). Outros grandes nomes do rock como Ace Frehley (Kiss), Joe Perry (Aerosmith), David Gilmour (Pink Floyd) e Zakk Wylde (Black Label Society, ex-Ozzy Osbourne) também utilizam este modelo.
 
Stratocaster

Lançada em 1954, a Stratocaster com certeza é a grande invenção da Fender. Normalmente quando alguém pensa em uma guitarra, é a ‘strato’, como é popularmente conhecida, que vem à cabeça. É famosa também por ser a ‘guitarra de Jimi Hendrix’ um dos maiores ícones do rock. Jimmy queimou uma de suas ‘Stratos’ em um show e esta guitarra torrada foi leiloada por 380 mil dólares. Além dele, há uma infinidade de guitarristas que também a utilizam, como Eric Clapton, Ritchie Blackmore (ex-Deep Purple), Dave Murray (Iron Maiden).

Flying V

Lançada em 1958 pela Gibson, ela foi considerada uma guitarra à frente de seu tempo. O presidente da Gibson, Ted McCarty quis dar um ar futurístico para a imagem da companhia. Apesar do sucesso inicial, foi só em 1967 que grandes nomes do rock adotaram o modelo. Chamada por aí de “rabo de peixe”, o visual agressivo normalmente é relacionado com sons mais pesados, porém até Jimi Hendrix e Lenny Kravitz já utilizaram uma.
 
SG

Para tentar se reerguer nas vendas, a Gibson lançou uma nova Les Paul em 1961, mais leve e com um corpo diferenciado. Porém não consultaram o próprio guitarrista Les Paul, que não gostou nem um pouco da ideia, a partir disso, o nome da guitarra mudou para SG (Solid Guitar). Ela se tornou um clássico nas mãos de guitarristas como Tony Iommi (Black Sabbath) e Angus Young (AC/DC).