O sucesso de “Top Gun: Ases Indomáveis” (1986) foi tão grande que, mais de três décadas depois, a Paramount decidiu investir no segundo filme da franquia. “Top Gun: Maverick” vem atraindo um grande número de espectadores.
Para deixar a experiência ainda mais interessante, conheça 9 curiosidades do segundo longa-metragem, que também traz o galã Tom Cruise no elenco e está ganhando fãs no mundo inteiro, confira:
Curiosidades de “Top Gun: Maverick”
Tom Cruise elaborou o treinamento dos pilotos
Atores que interpretam pilotos em “Top Gun: Maverick” precisaram aprender a voar de verdade. Para isso, passaram por um treinamento intensivo de três meses. O responsável pela elaboração do treinamento? O próprio Tom Cruise, que se tornou piloto de aviões depois de estrelar o primeiro filme da franquia e, acredite, tem até um hangar particular.
Sem dublê nas cenas de ação
Quem conhece Tom Cruise pessoalmente garante que o ator gosta de fazer as próprias cenas de ação dos filmes – mesmo aquelas consideradas bem perigosas. Sendo assim, é fácil imaginar que, para que isso seja possível, o astro dispensa o trabalho dos dublês, o que deixa a equipe de produção apavorada.
Caça P-51 Mustang
Tom é piloto, adora fazer as próprias cenas de ação e, além disso, tem um hangar particular. É lá que fica o P-51 Mustang, o caça mais famoso da Segunda Guerra Mundial, que foi utilizado na filmagem de “Top Gun: Maverick”. A aeronave foi restaurada em 1997 e comprada por Tom Cruise alguns anos depois.
Participação de Val Kilmer
Tom Cruise fez questão de contar com a participação do amigo Val Kilmer em “Top Gun: Maverick”. O ator, que também teve sua carreira impulsionada pelo primeiro filme em 1986, interpretou Iceman, desafeto do protagonista. Com sequelas de um câncer na garganta, Kilmer teve sua voz recriada com muita tecnologia para atuar.
Lady Gaga na trilha sonora
“Hold My Hand”, da Lady Gaga, é a música tema de “Top Gun: Maverick”, cuja criação é assinada por Hans Zimmer e Harold Faltermeyer. No entanto, a cantora não é responsável apenas pela canção principal: ela ajudou na composição de toda a trilha sonora do filme. A revelação foi feita por Cruise em um programa de TV.
Jaqueta de Maverick
No trailer de “Top Gun: Maverick”, as bandeiras do Japão e de Taiwan não foram vistas, o que levou o público a especular se elas teriam sido removidas por conta da censura chinesa. Quando o filme completo foi exibido, as bandeiras estavam lá – isso levou a audiência taiwanesa ao delírio durante a pré-estreia.
Cena na praia
Tom Cruise não ficou satisfeito com uma cena feita na praia, em que vários personagens jogam futebol americano e aparecem sem camisa. O ator pediu então que a cena fosse refeita. Ao que tudo indica, ele não teria gostado da forma física apresentada na sequência e, por isso, sugeriu que todos voltassem à academia.
Sem Kelly McGillis
Par romântico de Maverick em “Top Gun: Ases Indomáveis”, a atriz Kelly McGillis não está no segundo filme. Isso porque, segundo revelou em entrevista ao Entertainment Tonight, em 2019, sua atual aparência física não serve mais para o cinema. “Estou velha, estou gorda e aparento ter a idade que tenho”, disse.
Imagens feitas por computador
Desativados em 2006 pela Força Aérea norte-americana, os aviões F-14 Tomcat que aparecem em “Top Gun: Maverick” foram feitos com a utilização de um recurso bastante comum no cinema chamado CGI, que significa, basicamente, que as imagens de voo foram geradas por computador, apesar de bem realistas.