Filmes coreanos para quem é fã de doramas: lista com alguns dos melhores títulos

O atual sucesso dos doramas entre o público ocidental é inegável: verdadeiro fenômeno, o gênero se espalhou pelas plataformas de streaming e conquistou com uma legião de fãs com produções para todos os gostos.

Mas o que nem todo mundo sabe, incluindo os “dorameiros”, é que a Coreia do Sul também produz filmes tão bons quanto suas séries. Confira uma lista com alguns dos melhores títulos para conhecer mais da produção audiovisual do país:

Filmes coreanos para fãs de doramas

“Oldboy”

Divulgação/Tartan Films

Lançado em 2003, o filme é um dos principais responsáveis pela popularização da produção cinematográfica sul-coreana no mundo. Aclamado pela crítica especializada, o longa ganhou vários prêmios em festivais de cinema e se tornou um verdadeiro clássico moderno.

Repleto de reviravoltas surpreendentes e cenas de ação brutais, “Oldboy” segue Oh Dae-su (Choi Min-sik), um homem que é misteriosamente sequestrado e mantido em cativeiro em um quarto de hotel por 15 anos. Ele passa seu tempo no confinamento planejando sua vingança e, quando é inexplicavelmente liberado, começa uma busca frenética para descobrir quem o prendeu e por quê.

“Invasão Zumbi”

IMDB

Terror, suspense e muita ação se misturam no filme que segue Seok-woo (Gong Yoo), um homem de negócios que está distante de sua filha e que, a pedido da pequena, a leva de trem para Busan para visitar sua mãe.

As coisas começam a ficar complicadas quando, durante a viagem, um vírus se espalha rapidamente pela cidade, transformando as pessoas em zumbis. Enquanto o grupo de passageiros tenta sobreviver e proteger seus entes queridos, eles descobrem que o trem para Busan se tornou um dos últimos refúgios seguros em meio ao caos.

“Parasita”

Abordando questões de desigualdade social e de classes, o filme gira em torno da família Kim, que luta para sobreviver em um pequeno apartamento sujo e apertado, à margem da sociedade. As coisas começam a mudar quando um dos filhos consegue um emprego na casa de uma família rica e, por meio de falcatruas, arruma trabalho para sua irmã, seu pai e sua mãe no mesmo lugar.

Lançado em 2019, “Parasita” foi muito elogiado por sua narrativa envolvente, se tornou um grande sucesso internacional e, além de receber a Palma de Ouro no Festival de Cannes, ainda levou quatro prêmios no Oscar, incluindo o de Melhor Filme.

“A Ligação”

Jung Jae-gu / Netflix

O suspense conta a história de duas mulheres, Seo-yeon (Park Shin-hye) e Young-sook (Jeon Jong-seo), que vivem em épocas diferentes. Seo-yeon se muda para a casa de sua mãe, que está passando por tratamento médico, e, ao encontrar um antigo telefone, acaba fazendo uma ligação para a casa de Young-sook, que vive em 1999.

À medida que as duas estabelecem uma conexão através do telefone do tempo, elas começam a compartilhar informações sobre suas vidas e descobrem que podem afetar o futuro uma da outra. No entanto, a partir do momento em que as consequências de suas ações se desdobram, o que começa como uma curiosidade inofensiva se transforma em uma série de eventos mortais.

“Medo”

Divulgação/B.O.M. Film Productions Co

No terror psicológico de 2003, duas irmãs, Su-mi (Lim Su-jeong) e Su-yeon (Moon Geun-young), retornam para casa depois de um período em um hospital psiquiátrico. Elas vivem com seu pai e sua madrasta em uma casa isolada marcada por segredos sombrios e eventos perturbadores que ocorreram no passado da família.

À medida que as irmãs tentam se ajustar à nova vida, elas são atormentadas por aparições assustadoras e situações aterrorizantes. Su-mi acredita que sua madrasta é responsável pelos eventos e começa a confrontá-la. No entanto, a linha entre a realidade e o sobrenatural fica cada vez mais complexa, levando a um final surpreendente e cheio de reviravoltas.

“O Hospedeiro”

A história do filme lançado em 2006 se passa em Seul, Coreia do Sul, onde um monstro mutante emerge do rio Han depois de ser criado por um agente tóxico jogado nas águas por uma empresa americana. O monstro causa pânico e caos e, um dia, captura uma jovem chamada Hyun-seo (Ko A-sung).

A família de Hyun-seo fica devastada com seu desaparecimento e Gang-du (Song Kang-ho), pai da garota, reúne seus parentes para resgatar sua filha do monstro. O longa segue a jornada da família enquanto eles enfrentam o governo, a mídia e o próprio monstro em sua busca desesperada para salvar a jovem.

Filmes para ver no streaming