Quem ainda acha que passar o dia jogando videogame é coisa de criança, definitivamente não conhece o universo de profissionais que se dedicam exclusivamente a essa atividade – e faturam alto com ela. Um dos maiores exemplos brasileiros é Marco Túlio, dono do canal AuthenticGames no YouTube. Com 8 milhões de assinantes, revistas e livros publicados e até uma escola aberta, o jovem conseguiu unir duas tendências: canais de vídeo na internet e o crescimento exponencial da indústria de games.
A “brincadeira” deu resultado – e virou uma empresa. Hoje, o canal AuthenticGames figura entre os mais influentes do mundo e pode bater uma rentabilidade anual de cerca de R$ 39 milhões (dados do Socialblade, que mede o valor dos produtores de conteúdo do YouTube). “Tenho 25 ou 30 pessoas trabalhando comigo diretamente só pra fazer com que os projetos tenham a qualidade e o compromisso do canal”, contou Marco Túlio ao Vix.

Indústria em ascensão
De acordo com dados banco de investimentos de produtos digitais Digi-Capital, a indústria de games deve ter faturamento de mais de 100 bilhões de dólares em 2017 – uma cifra astronômica em real: mais de R$ 300 bilhões. Tamanha popularização, claro, reforçou o engajamento e busca dos usuários por mais informações sobre os produtos que consomem.
Recentemente, um grande investimento do YouTube reforçou a tendência: a empresa lançou o YouTube Gaming, plataforma dedicada justa e exclusivamente ao tipo de conteúdo que Marco Túlio – e outros tantos produtores de conteúdo – fazem.

Por que Minecraft faz tanto sucesso?
Entre uma infinidade de jogos disponíveis, Marco apostou em uma das fatias mais expressivas: o jogo Minecraft é um dos mais populares atualmente – ano passado, foi comprado pela Microsoft por 2,5 bilhões de dólares e chegou à marca de 100 milhões de cópias vendidas. Trata-se de um game de construção, em que o usuário utiliza blocos como ferramentas para fazer paisagens, casas e outros objetos – quanto mais recursos conseguir coletar, mais complexas são as possibilidades de construções.
Para Marco Tulio, é justamente o conceito de “mundo aberto” que torna o jogo tão atrativo. “Tudo o que você imaginar e quiser criar você consegue dentro do jogo. Ele não tem limites, não tem fim. E acho que isso faz dele um jogo mais democrático”, explica.
“Não ter fim” também torna o game uma mina de dinheiro para quem trabalha, de alguma forma, com ele: só no canal de Marco Tulio são mais de 2600 vídeos publicados. Em uma busca no YouTube, mais de 40 milhões de resultados são exibidos para “Minecraft gameplay” – e a cada dia mais novidades do jogo aparecem. “Tudo que alguém imaginar ou quiser criar dentro do jogo consegue”, pontua Marco.

Authentic Games além do canal
Tanto conteúdo publicado fez com que o próprio youtuber se tornasse uma figura querida pelos jogadores de Minecraft. Além de produzir conteúdo relacionado ao game, ele mesmo acabou ganhando o status de celebridade – o que, é claro, só aumenta o ganho. Assim, além do canal, uma série de produtos surgiram sob a marca AuthenticGames.
Quando o canal começou a crescer de fato, por volta de 2015, foi que Marco Tulio começou a pensar na expansão dos negócios. “Quando vi que meu canal já era maior do que os que me inspiraram comecei a investir na estrutura de produção e em outros negócios”, explicou. Hoje, ele tem três livros lançados – uma biografia e duas aventuras no mundo de Minecraft. Juntas, as publicações somam 250 mil cópias vendidas. DVDs, revistas e uma linha de roupa de cama também estão entre os produtos lançados pelo canal.
Escola de programação
Além das publicações, o youtuber lançou mão de dois produtos inusitados. Um deles é o “AuthenticGames – O show”, uma apresentação teatral de Marco que mistura talk show, músicas, danças, participação de convidados famosos, jogos ao vivo e com a plateia.
https://www.instagram.com/p/BMuvIW0jjlF/
Outro produto ainda mais interessante que surgiu com o canal é uma escola de tecnologia e inovação, voltada para o ensino de programação a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade. Com cursos semestrais, a escola oferece aulas de desenvolvimentos de games, aplicativos e animações, além de Minecraft Modding – construções dentro do jogo. “Queremos deixar um legado”, pontua Marco.
Mais videogame
- Jogo de celular é videogame de verdade? 5 motivos probam que SIM
- Como é jogar em realidade virtual? Nós testamos e contamos tudo
- YouTube lista jogos mais populares do mundo e favoritos dos brasileiros