Inspiração em Sherlock Holmes + 7 coisas que você não sabia sobre “House”

A série médica House foi criada por David Shore e exibida originalmente nos Estados Unidos pela Fox de 2004 a 2012. Seu personagem principal é o Dr. Gregory House, interpretado pelo ator inglês Hugh Laurie, reconhecido mundialmente por sua genialidade e humor característicos. A trama se passa num hospital universitário fictício chamado Princeton-Plainsboro Teaching, da cidade de Princeton, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. No entanto, todas as tomadas aéreas do hospital correspondem, na verdade, à parte de trás do Primeiro Centro de Estudantes na Universidade da mesma cidade. Além desta, conheça outras 8 curiosidades sobre o seriado superpremiado.

Fatos curiosos sobre a série “House”

1. Era para ser um seriado mais investigativo, menos médico
Quando David Shore e Paul Attanasio, juntamente com o parceiro de negócios Katie Jacobs, apresentaram a série sem nome ainda à Fox em 2004, eles tinham uma ideia de programa de médico-detetive no estilo de CSI, um drama investigativo ambientado em um hospital sobre médicos analisando sintomas e tentando descobrir suas causas. 

2. Dr. House não existia na ideia original da trama
A premissa original do seriado partia do pressuposto de uma equipe de médicos trabalhando em conjunto para “diagnosticar o indiagnosticável” não tinha um personagem principal como o Dr. House. No entanto, assim que a equipe criativa passou a explorar as possibilidades de personagens, o conceito do programa se tornou menos processual e sim focado em um papel central.

3. Os criadores se inspiraram em Sherlock Holmes
Existem várias semelhanças entre House e Sherlock Holmes. O próprio nome dos personagens guarda suas similaridades (Holmes é similar a home, que significa casa/lar e House também é casa). O criador David Shore, que se considera fã do personagem clássico, também se inspirou no carácter psicológico que House usa para resolver os casos.

4. Alguns episódios são sobre relatos verdadeiros de diagnósticos incomuns
As semelhanças psicológicas entre os personagens House e Sherlock Holmes são evidentes em vários episódios da série, além de o médico morar no apartamento 221B, o mesmo número do apartamento do detetive. Porém, Shore confessou que o enredo de muitas das primeiras histórias foi baseado no trabalho de Berton Roueché, um escritor do The New Yorker, entre 1944 e 1994, que se especializou na publicação de diagnósticos médicos incomuns.

5. Coluna de jornal também serviu de inspiração para série
Já Paul Attanasio disse ter se sentido inspirado a produzir um seriado médico após ler a coluna “Diagnóstico”, escrita em uma revista do The New York Times pela médica Lisa Sanders, residente no Hospital da Universidade Yale em New Haven, no qual Princeton-Plainsboro Teaching Hospital fora inspirado.

6. Ator de Dr. Kutner virou parte importante do governo Obama

Imdb

O ator norte-americano Kal Penn, que interpretava o personagem Dr. Kutner, deixou a série em 2012 para trabalhar no governo americano, na equipe de Barack Obama, no departamento de Relações Públicas. Ele participou de 37 episódios de House, de 2007 a 2012.

7. Teve romance fora da telinha

Imdb

Os atores Jennifer Morrison (Cameron) e Jesse Spencer (Chase) foram namorados de verdade por oito meses. Eles começaram a namorar em julho de 2004 e, em dezembro do mesmo ano, Spencer a pediu em casamento, em Paris. No entanto, em agosto de 2007, eles terminaram.

8. Hugh Laurie enviou vídeo para teste gravado do banheiro
O ator Patrick Dempsey chegou a fazer testes para “House”, mas acabou ficando com o papel de Derek em “Greys Anatomy”. E o mais curioso de tudo é que o vídeo gravado como teste que rendeu a Hugh Laurie o papel de Dr. House foi feito em um banheiro na Namíbia, lugar onde ele estava gravando o filme “O Vôo da Fenix”.

Séries na Netflix