Com o maior distanciamento de Jove (Jesuíta Barbosa), pouco a pouco, Zé Lucas (Irandhir Santos) ganhou a confiança de Juma (Alanis Guillen) em “Pantanal”, mudando completamente a sua perspectiva de vida na fazenda.
Sem conseguir tirar a mocinha da cabeça, a animação de ter encontrado seu pai foi substituída pelo sofrimento de se apaixonar pela mulher de seu irmão. Desanimado, o primogênito de José Leôncio (Marcos Palmeira) não terá mais vontade de disputar a sela de prata e abrirá mão do prêmio.
Zé Lucas desistirá da sela de prata em “Pantanal”
Ao descobrir que é filho de José Leôncio, Zé Lucas não poderia ter ficado mais realizado em ser parte de uma família com um legado tão forte, se sentindo extremamente motivado para conquistar a sela de prata que pertenceu ao velho Joventino (Irandhir Santos).

No entanto, suas vontades mudarão radicalmente por conta de sua nova obsessão. Sem conseguir tirar Juma de seus pensamentos, o peão lutará para se distanciar da mocinha, mas encontrará cada vez mais dificuldades.
Com Jove afastado da região, ajudando seu pai com as outras fazendas, o personagem encontrará mais tempo para ficar com a menina-onça, desenvolvendo uma intimidade com ela.
Convicto de que a protagonista sente o mesmo que ele, a ideia de fugir com ela para longe se tornará cada vez mais palpável, mudando completamente a sua vontade de cuidar das terras de seu pai.
.jpg.jpg)
Já se sentindo culpado por desejar a mulher de seu irmão mais novo, o filho primogênito de José Leôncio não verá mais sentido na disputa pela sela de prata e será o primeiro a desistir dela.
Ao anunciar para Tadeu (José Loreto) que não irá mais participar da competição promovida por seu pai, o personagem espantará a todos, mas principalmente o dono das terras, que não entenderá o desinteresse do filho por algo tão valioso para a família.