Irandhir Santos impressiona por se transformar em cada papel: 8 que o deixaram irreconhecível

Pode não parecer, mas o intérprete do patriarca Joventino Leôncio, na primeira fase de “Pantanal” e José Lucas de Nada, na segunda fase da novela, já tem mais de 15 anos de carreira somente na televisão. E o que impressiona o público é a versatilidade do ator pernambucano Irandhir Santos em se transformar nas telinhas e também no cinema.

As mudanças no visual do ator de 43 anos foram destaque nos mais diversos personagens que interpretou ao longo dos anos: com cabelos, barba e trejeitos completamente distintos, muita gente nem acredita ser ele mesmo.

Irandhir, que iniciou sua carreira na TV em 2007 com a minissérie “A Pedra do Reino”, mudou radicalmente para viver papéis diferentes na carreira. Do filme “Tropa de Elite 2” em 2010 até o folhetim “Amor de Mãe” de 2019, veja as transformações que marcaram a trajetória do artista:

Transformações de Irandhir Santos

“Amor de Mãe”

Irandhir Santos em
Victor Pollak/Globo

O vilão da novela de 2019 apareceu com uma caracterização bem diferente de José Lucas em “Pantanal”, por exemplo. Careca, com bigode e barba, Irandhir interpretou Álvaro, empresário que passou grande parte da trama fazendo maldades. Ele se envolve com Vereda, papel da cantora Maria, que participou do BBB22. A trama da TV Globo, escrita por Manuela Dias e com direção artística de José Luiz Villamarim, concorreu, inclusive, ao Emmy Internacional.

“Meu Pedacinho de Chão”

Zelão em
Renato Rocha Miranda/Globo

Em 2014, Irandhir Santos foi Zelão em “Meu Pedacinho de Chão”, também na Globo. Com um visual quase caricato, o ator usava uma costeleta grande e uma franja bem lisinha, que caia sobre os olhos.

“A ideia veio com a pesquisa do personagem, aproximamos ele ao cavalo. Uma das coisas que me chamou atenção foi a crina”, disse ao UOL sobre o visual adotado que, mais uma vez, o deixou irreconhecível.

“O Animal Cordial”

Irandhir santos em
Divulgação/RT Features

No filme de 2018, Irandhir Santos sofreu outra mudança bem drástica no visual: para interpretar o chef Djair, ele surgiu com os cabelos compridos e traços bem femininos. Na época, o ator contou que se inspirou em uma memória da sua infância em Pernambuco para compor o personagem.

“Onde Nascem os Fortes”

Irandhir Santos em
Estevam Avellar/Globo

Já em 2018, o ator viveu Samir na série da TV Globo “Onde Nascem os Fortes”. Com os cabelos cacheados e barba muitas vezes por fazer, o personagem era líder de uma comunidade na cidade fictícia de Sertão. Na região, encontra um recomeço depois de uma grande decepção no passado.

“Pantanal”

Irandhir santos em
João Miguel Júnior/Globo

A mudança no visual de Irandhir da primeira para a segunda fase do remake da TV Globo fez muita gente pensar: será que é o mesmo ator que interpretou Joventino e que agora dá vida a José Lucas?

A caracterização da novela caprichou nos detalhes – e tornou tanto o peão patriarca da família Leôncio quanto o caminhoneiro sem família personagens bem diferentes – que já marcaram a carreira de Irandhir Santos.

“Tatuagem”

irandhir Santos e Jesuíta Barbosa
Divulgação/Rec Produtores Associados

No filme de 2013, o ator contracena com seu colega de “Pantanal”, o ator Jesuíta Barbosa. Os dois vivem um romance tórrido nas telonas. Em cena, Irandhir também aparece bem diferente de outros personagens, com os cabelos levemente compridos e encaracolados, bigode e barba para viver Clécio Wanderley.

O personagem atua como líder do grupo teatral Chão de Estrelas no final da década de 70. Para se ter uma ideia, Irandhir recebeu 3 premiações nacionais por seu papel no filme, inclusive do júri oficial do IV Anápolis Festival de Cinema.

“Tropa de Elite 2”

Cena do filme
Divulgação/Sundance Institute

Muita gente nem lembra que o ator participou de “Tropa de Elite 2”. Com um visual mais polido e bem urbano, Irandhir fez o professor Fraga, personagem inspirado no deputado Marcelo Freixo na vida real. Foi com esse papel, em 2010, que ele ficou conhecido em todo país e até no exterior pelo sucesso que a produção fez também fora do Brasil.

“Velho Chico”

Irandhir Santos em
Renato Rocha Miranda/Globo

Na novela de 2016, Irandhir interpreta o vereador Bento dos Anjos – e fez o público ficar de queixo caído por sua atuação. As mudanças de atitude do seu personagem, com roupantes de ciúmes por Beatriz (Dira Paes) e ódio pela família do coronel Saruê (Antonio Fagundes) marcaram a novela, assim como a metamorfose que Irandhir sofreu para fazer o personagem, trazendo um olhar penetrante e atormentado ao mesmo tempo.

Elenco do remake de “Pantanal”