Muito antes de você se emocionar com Richard Gere e seu cachorro leal no filme “Sempre ao Seu Lado”, essa história do cão que ficou aguardando seu dono na estação de trem realmente existiu — bem antes do filme de 2009. No Japão da década de 1930, o cão Hachiko passou cerca de 10 anos esperando seu dono voltar do trabalho.
Hidesaburo Ueno era um professor universitário que vivia em Tóquio e em 1923 ganhou de presente um cachorro da raça akita — símbolo de sorte e orgulho no país oriental. Na época, Ueno não queria saber de um novo cachorro porque a fiel cadela da família acabara de morrer.
Cachorro do filme “Sempre ao Seu Lado” existiu no Japão
Mesmo assim, a família adotou o cão e batizou-o com o nome de Hachiko. A relação entre o dono e o animal foi crescendo cada vez mais, a ponto de acontecer o que vemos no filme com Richard Gere. Todos os dias, o Hachiko ia até a estação de trem de Shibuya esperar Ueno voltar das aulas que lecionava na Universidade Imperial de Tóquio.
Num dia de 1925, o professor sofreu um ataque cardíaco durante uma de suas aulas e não resistiu, falecendo sem voltar para a casa. Mesmo assim, o cachorro foi à estação esperar seu dono voltar do expediente. Hachiko fez isso por 10 anos.
Algumas versões da história contam que o cachorro permaneceu por todo esse tempo na saída do trem. Já outras dizem que ele chegava a retornar para sua casa e se dirigia ao terminal na hora em que Ueno costumava ir para lá. O fato é que Hachiko foi tão fiel à volta de seu dono que virou uma lenda já conhecida em seu tempo.
Quando morreu, em 1935, as pessoas decidiram homenagear essa história construindo uma estátua de bronze do cachorro que pode ser vista até hoje na saída do trem de Tóquio.