Cenas de nascimentos de bebês são bastante comuns nas novelas. Recentemente, pudemos acompanhar os partos de Anna (Isabelle Drummond) em “Novo Mundo”, Ritinha (Isis Valverde) em “A Força do Querer” e de Keyla (Gabi Medvedovski) em “Malhação”.
Em todas as situações, um detalhe em comum chamou a atenção do público: o tamanho dos bebês. No entanto, o que muitos não sabem é que existe um ótimo motivo para que os bebês já nasçam com um tamanho maior que o normal para recém-nascidos.
Por que os bebês das novelas já nascem “grandes”?
Por conta de limitações impostas pela Justiça do Trabalho brasileira, crianças que têm menos de dois meses de vida não podem ser usadas como figurantes nas novelas. Este ramo do poder judiciário costuma demorar mais de dois meses para emitir uma permissão para o trabalho infantil, tornando impossível que um recém-nascido apareça em cena. Fora isso, de acordo com a lei, os bebês podem permanecer no estúdio por, no máximo, uma hora.
Além de tudo, também há questões ligadas à saúde dos bebês envolvidos, já que são muitos os cuidados necessários logo após o nascimento. A criança não pode ficar exposta a um ambiente como os estúdios, por exemplo, que são lugares fechados e têm iluminação inadequada.
Autora de “A Força do Querer”, Gloria Perez rebateu a crítica do público após o bebê de Ritinha aparecer em um dos capítulos da novela, afirmando que o pequeno tem dois meses, mas que, por ela, seria maior.
https://twitter.com/gloriafperez/status/869731418569572352
A diretora de “Rock Story”, Maria de Médicis, também comentou o assunto no Twitter, comemorando o aumento do rigor na lei sobre a participação de bebês nas produções de TV.
https://twitter.com/IMedicis/status/869726520566304768
Maria também chegou a dizer que seu lado mãe fala mais alto nessas situações. “Sempre achei um absurdo ter bebês com menos de três meses em um set de filmagens, é perigoso”, afirmou em seu Twitter. “Mas hoje em dia isso virou lei. E finalmente os bebês têm limite de tempo e idade para gravar”, completou.
Novelas da Globo
- Apesar da mesmice, como os programas conseguem prender nossa atenção?
- Cena de “Malhação” virou caso de polícia: a Globo pode ser afetada?
- Atriz não engordou o suficiente para novela, mas a direção deu “jeitinho”