“Game of Thrones”: Por que o Mindinho ficou tão assustado com aquela frase do Bran?

No quarto episódio da sétima temporada de “Game of Thrones”, “The Spoils of War”, uma única frase dita por Bran Stark diz muito sobre o que pode estar por vir na história e assustou até um dos personagens mais detestáveis da série, Mindinho.

Em uma das cenas do episódio, Lorde Baelish entrega a Bran uma adaga sob o pretexto de ter prometido cuidar dos filhos de Catelyn Stark, por quem era apaixonado. Assim, ele oferece ao garoto a arma que quase o matou (no início da história de “Game of Thrones”). Mas recebe uma reposta surpreendente.

https://www.youtube.com/watch?v=z1FeBcK1LR0

Bran e Mindinho em “GoT”

Bran pergunta a quem pertencia a adaga e Mindinho diz que não sabe – mentindo, é claro, já que ele mesmo estava por trás da tentativa de assassinato do menino,  da conspiração contra Ned Stark e até dos casamentos arranjados de Sansa com Joffrey e com Ramsay.

Mas a coisa fica feia para Mindinho quando Bran diz que “o caos é uma escada”.  A frase faz uma referência a um discurso do próprio Mindinho em uma conversa com Varys na temporada anterior.  Relembre a cena:

https://www.youtube.com/watch?v=r6YkiYTCH5g

No terceiro episódio da sexta temporada, Lorde Baelish diz que a maioria das pessoas se prendem às mentiras por não conseguirem encarar a realidade. Varys responde que sem as mentiras o mundo seria um caos à beira do precipício e Mindinho responde: “O caos não é um precipício. O caos é uma escada”.

É provável que Bran tenha tido a intenção de mostrar a Mindinho que sabe de tudo o que o Lorde fez no passado, já que agora que o garoto é o Corvo de Três Olhos e consegue viajar no tempo.

Arya vai matar Mindinho?

Ainda no episódio, Bran acaba entregando a adaga à irmã, Arya, com quem havia acabado de se reencontrar.  Essa sequência parece derrubar uma das teorias que surgiu antes mesmo da estreia da temporada, quando uma foto de divulgação da série mostrava Arya com a arma – as suspeitas eram de que ela teria matado Mindinho e roubado a adaga.

No entanto, o episódio deixa ainda mais questões no ar: como Sansa ressaltou, Mindinho não faz nada sem esperar algo em troca, então por qual motivo teria dado a adaga a Bran? E, além disso, o garoto já teria alguma visão dos acontecimentos e, por isso, repassou a arma para a irmã?

Mais sobre a série