No desenrolar do enredo como o de uma novela, muita coisa pode acontecer, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento dos personagens. Algumas transformações são inevitáveis e parte essencial do roteiro de muitas tramas fazendo os dramas serem ainda mais surpreendentes. A seguir, veja se concorda com as nove melhores transformações das novelas.
Personagens que se transformam na trama
1. Ana do Véu de “Sinhá Moça”
Filha de pais religiosos, Ana (Isis Valverde) foi prometida para Rodolfo (Danton Mello) quando ainda era criança. Como parte da promessa, a moça deveria usar um véu cobrindo o seu rosto até o casamento. Porém, Rodolfo desiste da união, deixando Ana desesperada até Ricardo (Bruno Gagliasso) assumir o compromisso que era de seu irmão e a jovem se livra do véu e mostra para a cidade o seu belo rosto.
2. Giane de “Sangue Bom”
A jovem Giane interpretada por Isabelle Drummond anda, age e se veste como um moleque, sem modos nem vaidade. Mas, no fundo, é uma menina delicada. Tem o pavio curto, é fanática pelo Corinthians e adora jogar bola com os rapazes da rua. No começo da novela, é sócia de Bento (Marco Pigossi) na cooperativa Acácia Amarela. Nutre uma paixão secreta pelo amigo, e só o esquece ao se encantar por Fabinho (Humberto Carrão). No decorrer da história, descobre a paixão pela fotografia, estreia na carreira de modelo e deixa o jeito “moleca” de lado.
3. Ana Francisca de “Chocolate com Pimenta”
A menina mais esquisita e desajeitada de Ventura, de óculos “fundo de garrafa” e roupas jecas, Ana Francisca (Mariana Ximenes) era uma moça sonhadora e de bom coração. Tudo muda quando sofre uma armação que a separa do seu namorado Danilo (Murilo Benício). Magoada, a moça se casa com o amigo Ludovico (Ary Fontoura) e começa uma nova vida em Buenos Aires. Anos depois, após ficar viúva, ela retorna linda, sofisticada e acionista majoritária da fábrica de chocolates, disposta a se vingar.
4. Felícia de “Passione”
Depois de escutar sua mãe, Dona Candê (Vera Holtz), falando mal de seu jeito recatado e de sua falta de vaidade, Felícia (Larissa Maciel) se transformou em uma nova mulher. Encantada por Totó (Tony Ramos), ela decidiu dar uma repaginada não apenas no seu visual, mas também na sua atitude. A personagem, irmã de Fátima (Bianca Bin), solta os cabelos, que antes só viviam presos, e muda seu estilo se transformando em uma mulher doce e sedutora.
5. Rose de “Cama de Gato”
De faxineira a assistente pessoal de um homem poderoso, a personagem simples de Rose (Camila Pitanga) abusava de camisetas e calças jeans. Dona de uma personalidade extremamente forte, ela adorava cores chamativas como roxo e pink. O visual dela mudou quando assumiu o cargo de assistente de Alcino (Carmo Dalla Vecchia) e passou a se vestir como uma verdadeira executiva.
6. Xana Summer de “Império”
O cabeleireiro vivido por Ailton Graça se vestia e se comportava como mulher e tinha interesse em homens. O recuo começou quando a questão da sexualidade de Xana passou a ser tratada com menos profundidade e até foi revelado que ele, na verdade, não era homossexual, apenas tinha uma personagem drag queen. Depois, para conseguir adotar uma criança, Xana ainda abandonou o seu modo de ser e se vestiu como homem. Mas, no fim, ele parece assumir seu verdadeiro desejo vivendo um triângulo com Naná (Viviane Araujo) e Antonio (Lucci Ferreira).
7. Açucena de “Cordel Encantado”
A bela sertaneja teve que mudar de visual ao descobrir que era, na verdade, Aurora, a princesa perdida do reino de Seráfia. Açucena (Bianca Bin) abandonou os vestidos simples, feitos com retalhos, para usar roupas luxuosas, dignas de uma princesa.
8. Ivana de “A Força do Querer”

Ivana, personagem de Carol Duarte em “A Força do Querer”, descobre ao longo da trama é que um homem transexual. Ivana adota um corte de cabelo bem curtinho e toma hormônios como parte de sua transição, depois da qual adota o nome de Ivan.
9. Inês de “Babilônia”
Em sua saga em busca de vingança, Inês (Adriana Esteves) conseguiu Evandro (Cássio Gabus Mendes) como um poderoso aliado. Querendo ver o circo pegar fogo, o empresário convidou a advogada para representá-lo na Souza Rangel e assim bater de frente com Beatriz. Para um cargo de tamanha relevância, Inês decidiu mudar o visual.
Outras curiosidades sobre personagens
- “A Força do Querer”: Zeca é um dos piores personagens, por que?
- Sem camisa na TV: Atores que protagonizaram personagens assim
- Estreante: Atriz de “Pega Pega” fala sobre carreira no cinema