Por que a série “Electric Dreams” está sendo chamada de nova “Black Mirror”?

É quase irresistível não comparar “Electric Dreams”, nova série da Amazon baseada na obra literária de Philip K. Dick, à “Black Mirro”. Apesar de seguirem o mesmo formato de antologia e terem o mundo futurista e tecnológico como ponto de partida, as duas séries seguem por caminhos bem diferentes.

Enquanto “Black Mirror” se prende mais à ficção científica e à reflexão – sempre catastrófica – sobre a relação das pessoas com a tecnologia, “Philip K. Dick’s Electric Dreams” brinca com a fantasia. Apesar de também explorar universos futuristas, a nova produção da Amazon se concentra mais nas aventuras dos personagens.

Série “Philip K. Dick’s Electric Dreams”

História

Um dos maiores nomes da ficção científica, Philip K. Dick é autor de “Andróides Sonham Com Ovelhas Elétricas?”, livro que deu origem ao filme “Blade Runner”. Mas escreveu também diversos outros contos, que inspiraram as histórias dessa série.

Assim como em “Black Mirror”, a simulação virtual também está em pauta. No primeiro episódio, “Real Life”, Sarah ganha um dispositivo para entrar em uma realidade virtual e sair um pouco de sua vida real. No “outro lado”, ela é George, um homem de luto pela perda da esposa. O problema é que os dois mundos começam a se misturar e nem ela, nem nós sabemos o que é real.

Em outro episódio, que se passa no ano de 2520, um militar sai em uma missão para outro planeta e volta completamente transformado, até que sua família começa a suspeita de que algo aconteceu. Já outro capítulo, explora um mundo em que os computadores não existem e a tecnologia retrocedeu.

Em comum, eles têm um foco mais pesado em cima da personalidade e protagonismo dos personagens, diferente de “Black Mirror”, em que as pessoas são mais “exemplares” para mostrar a tecnologia em funcionamento.

IMDb

Elenco

“Electric Dreams” chama atenção também pelo elenco famoso. Entre os principais nomes estão Bryan Cranston, astro de “Breaking Bad”, Timothy Spall, o Rabicho de “Harry Potter” , Liam Cunningham, o sor Davos de “Game of Thrones”, Vera Farmiga, de “Invocação do Mal”, entre outros artistas.

A primeira temporada de “Philip K. Dick’s Electric Dreams” tem 10 episódios e está disponível exclusivamente no catálogo da Amazon Prime Video.

Melhores séries atuais