Protagonizado por Barry Keoghan e Jacob Elordi, “Saltburn” já chegou ao Prime Video com duas indicações ao Globo de Ouro e dividiu opiniões nas redes sociais. À primeira vista, o longa pode parecer um conto de amor – mas, ao longo da história, percebe-se que ela é mais sobre ambição, frieza e vulnerabilidades.
Entenda abaixo a história de “Saltburn” e conheça as possíveis interpretações para o final do filme.
“Saltburn” explicado: mortes, final e mais
Atenção: o texto abaixo contém spoilers de “Saltburn”
O filme “Saltburn” começa com os jovens Oliver (Keoghan) e Felix (Elordi) se conhecendo na faculdade. De início, fica claro que Felix é rico e faz sucesso tanto com as garotas quanto com os garotos, enquanto Oliver seria mais retraído e estudioso. Nas primeiras trocas dos amigos, Oliver afirma ter uma situação financeira apertada e pais problemáticos – e Felix se compadece.
Afeiçoado por Oliver, Felix o convida para passar o verão na mansão de sua família, Saltburn, uma propriedade gigantesca que mais parece um castelo. Ao chegar lá, Oliver se depara com uma realidade excêntrica em que a família usa roupa de gala apenas para jantar e onde cada um parece esconder dos outros algo sobre sua personalidade.
Apesar do choque inicial, Oliver logo “entra no jogo”, desfrutando do luxo e de outras oportunidades que lhe aparecem – como um breve, mas selvagem envolvimento com Venetia (Alison Oliver), irmã de Felix, e conversas reveladoras com Elspeth (Rosamund Pike), mãe do jovem.
Em dado momento, porém, Felix decide fazer uma surpresa inesperada ao amigo: no dia do aniversário de Oliver, ele o leva para sua terra-natal após conversar com a mãe do jovem pelo telefone. Apesar de protestar, Oliver leva a situação adiante e, na casa de seus pais, Felix descobre que a família nunca teve os problemas citados pelo amigo.
Desapontado e furioso, Felix leva Oliver de volta à mansão da família e dá um ultimato no amigo. Naquele dia, aconteceria a festa de aniversário que a família organizara para Oliver e, conforme dita Felix, o garoto deveria deixar o local após o evento. Nele, porém, têm início as inúmeras reviravoltas que marcam “Saltburn”.
Confirmando temporariamente os indícios já dados ao longo do filme, Oliver se declara a Felix no centro do enorme labirinto que existe na propriedade. Mesmo ao ouvir que o amigo o ama, Felix se recusa a seguir com a amizade dos dois e o expulsa dali. Na manhã seguinte, a família descobre Felix morto no labirinto, e Oliver começa a se revelar.
Reparando que a família não sabe lidar com situações ruins, ele se aproveita da hospitalidade e oferece apoio aos pais e à irmã de Felix. Após confrontar Oliver sobre o quanto ele gostava de Felix em tão pouco tempo, Venetia também amanhece morta, e o pai dos dois oferece dinheiro para que Oliver os deixe viver o luto pela morte dos filhos sozinhos.
Oliver cumpre o combinado, mas não deixa de monitorar a família. Ao saber que Sir James (Richard E. Grant), pai de Felix, morreu, ele arquiteta um encontro aparentemente acidental com Elspeth, no qual a mulher se emociona em ver o antigo amigo do filho falecido. Em meio à tensão sexual dos dois, ela o convida para passar outra temporada em Saltburn, algo que termina com Elspeth acamada e respirando por aparelhos.
Eventualmente, descobre-se em uma sequência rápida narrada pelo próprio Oliver que ele, na realidade, teve envolvimento direto com as mortes de Felix, Venetia e Elspeth sem que ninguém soubesse – e ele fez isso após tirar algum tipo de proveito de todos os integrantes da família.
Ao se aproximar de Felix, Oliver passou a ser mais aceito na faculdade e foi levado a Saltburn. Ao se envolver com Venetia, ele se sentiu desejado e provou que facilmente percebia as vulnerabilidades de cada um na família. Ao insistir em permanecer na casa após as mortes, ele conseguiu tirar dinheiro de Sir James – e, no fim, ao se envolver com Elspeth, conseguiu que a propriedade fosse passada para seu nome.
Nas cenas finais, Oliver retira os aparelhos de Elspeth e a mata, vendo Saltburn só para si. Ele então surge dançando nu enquanto faz um “tour” pela mansão, aparentemente comemorando a bem-sucedida tática de alpinismo social. Além disso, ele também recupera de um rio as pedras jogadas na água com os nomes de cada familiar, uma tradição fúnebre da família, e faz uma espécie de altar com elas, exibindo as vítimas como troféus.
Não fica claro, porém, se Oliver já tinha esse plano antes de conhecer Saltburn. Antes de irem à mansão de Felix, o jovem demonstra estar mais feliz por se sentir “escolhido” pelo amigo e, em meio à declaração de amor, ele afirma ter inventado a trágica história familiar para “dar a Felix o que ele queria” – ou seja, alguém para tornar especial.
A hipótese mais difundida sobre o final de “Saltburn” é a de que Oliver, ao se deparar com o luxo e a riqueza da família, ficou “viciado” em se sentir especial e em ter tudo o que quisesse, incluindo não apenas dinheiro, mas prestígio, amores e a possibilidade de fazer qualquer um se curvar diante de sua grandiosidade, assim como todos no local.
Há também, no entanto, a hipótese de que Oliver nunca gostou de ninguém da família, nem de Felix. Muito inteligente, ele teria pesquisado sobre o rapaz e sua família, arquitetando um plano cujo personagem principal seria seu poder “secreto” de persuasão. Logo, ele instaurou o caos em Saltburn, que foi a primeira de muitas pedras de dominó a ser derrubadas em uma reação em cadeia.
Ele, inclusive, já dava indícios do plano desde o início quando, ao se envolver com Venetia, afirmou ser um “vampiro” (algo que, na cena, parece ter relação com o momento dos dois, mas deixa a possibilidade de dupla interpretação).
Além disso, é possível também apontar uma crítica a quem tem uma quantidade incalculável de dinheiro. Isso porque, em dados momentos do filme, é apontado que Felix sequer sabe os nomes dos empregados da mansão e teria, segundo o primo, atitudes racistas. A reação inicialmente fria deles perante mortes (como a de uma amiga de Elspeth e a de Felix) também demonstra um descolamento da realidade – algo de que Oliver afirmou ter se aproveitado como um “predador” no fim do filme.