O Grammy Latino levou ao ar a sua 23ª edição nesta quinta-feira (17) e teve Anitta como uma das apresentadoras, ao lado de Luis Fonsi, Thalia e Laura Pausini. A cerimônia aconteceu no Michelob ULTRA Arena, no Mandalay Bay, em Las Vegas, com grandes performances e discursos de brasileiros premiados que ficaram marcados na premiação. Confira!
Melhores momentos do Grammy Latino 2022: assista aos vídeos
Ludmilla comemora prêmio
Ludmilla, Liniker, Marisa Monte, Erasmo Carlos, Bala Desejo e Chitãozinho & Xororó estão entre os brasileiros que receberam prêmios na pré-cerimônia. A esposa de Brunna Gonçalves emocionou a todos ao ser chamada.
Vencedora na categoria de “Melhor Álbum de Samba/Pagode”, por “#Numanice2”, a cantora relembrou que o projeto quase não saiu do papel. “Gente, eu tô muito feliz, meu Deus”, começou. “Eu nunca imaginei ganhar um Grammy”.
https://twitter.com/LudmillaCentral/status/1593381815330406400
“Um dos maiores prêmios da música… e receber esse prêmio através de um sonho que veio da minha cabeça, que muita gente não acreditou no ínicio, mas eu batalhei firme. Eu quero dedicar ele a Deus, minha família, aos meus fãs. É nosso, Brasil!”.
Primeira artista trans vence o Grammy
Liniker foi aplaudida de pé ao receber o prêmio pelo “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, com “Indigo Borboleta Anil”, aproveitando para relembrar a todos que, nunca na história da premiação, uma artista transgênero tinha ganhado.
“Eu sou Liniker, sou uma cantora, compositora, atriz brasileira. Hoje algo histórico acontece na história do país: é a primeira vez que um artista transgênero ganha um Grammy”, declarou, aos prantos. “Muito obrigada!”.
https://twitter.com/LatinGRAMMYs/status/1593371083339575299
Tributo para Gal Costa
Anitta fez uma homenagem para Gal Costa, que nos deixou em 9 de novembro, ao lado de Thalia. “Divertida, única e infinitamente talentosa: Gal Costa. Ela foi reconhecida pela Academia pelo ‘Lifetime Achievement’ em 2012.
“Gal, você vai fazer muita falta e esse show é para você”, finalizou a cantora. “Nunca te esqueceremos e vamos te celebrar com mais música”, apoiou a companheira de palco, em meio aos aplausos da plateia pela atitude.
Anitta brilhou nas apresentações
Anitta foi indicada à principal categoria do Grammy Latino, “Gravação do Ano”, por “Envolver”, um dos maiores hits de sua carreira internacional, nomeada também como “Melhor Performance em Reggaeton”.
Apesar de não levar os prêmios, a cantora arrasou em sua apresentação, dando o nome no evento. Para fechar em grande estilo, Anitta fez um medley com os funks “Vai Malandra”, “La Mamá de La Mamá” e “Machika”.
Vitórias dos brasileiros
Marília Mendonça recebeu indicação póstuma com o álbum “Patroas 35%”, em parceria com a dupla Maiara & Maraisa, na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”, mas não foi premiada.
“Chitãozinho & Xororó Legado”, álbum da dupla sertaneja, levou a estatueta. “Melhor Canção em Língua Portuguesa” foi para o feat. de Marisa Monte e Jorge Drelex, “Vento Sardo”.
Erasmo Carlos venceu o “Melhor Álbum de Rock” com “O futuro pertence à… jovem guarda” e Alceu Valença honrou o país em “Melhor Álbum de Música de Raízes” por “Senhora Estrada”.