A briga entre Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Tenório (Murilo Benício) está longe de acabar em “Pantanal”. Decidido a levar sua segunda esposa para a fazenda, o grileiro enfrentará a primeira mulher, que ameaçará tirar sua vida.
Depois de todas suas tentativas darem errado, a mãe de Guta (Julia Dalavia) não terá opção e será obrigada a deixar a propriedade do mau caráter. Cogitando tirar sua vida, ela será salva por um personagem, mas acabará dando de cara com seu pior pesadelo: Zuleica (Aline Borges).
Maria Bruaca conhecerá – de longe – Zuleica
Mesmo que tenha tido a sua traição descoberta pelo marido, Maria Bruaca continuará não aceitando que Zuleica e o restante da segunda família pise na mesma casa onde ela mora.
Revoltada com o grileiro, assim que ele retornar para a fazenda, a mãe de Guta apontará uma arma para o vilão, ameaçando-o de morte, caso ele prossiga com a ideia de levar “a outra” para dentro de suas terras.
O fato acabará resultando em briga, na qual Bruaca não conseguirá acertar nenhum disparo do marido. Na pior, ela acabará sendo expulsa da propriedade e ficará sem rumo.
Desolada com a situação em que se encontra, e trocada oficalmente pela segunda esposa, Maria Bruaca tentará tirar sua vida nas águas do rio, sendo impedida por Eugênio (Almir Sater), que, além de um ombro amigo, oferecerá abrigo para a mulher.
Com a personagem morando na chalana, os dois descerão e subirão juntos o rio, levando pessoas e mercadorias para lá e pra cá. No entanto, em uma dessas chegadas na região, Bruaca acabará vendo Tenório e Zuleica sentados juntos na beira do rio.
A visão despertará uma grande crise na dona de casa, que impedirá que Eugênio pare com a chalana, o fazendo retornar pelas águas para evitar aquele encontro.