Paula é a campeã do BBB19! A mineira levou o prêmio de R$ 1,5 milhão após uma votação em que levou 61, 09% dos votos para vencer o reality. O segundo lugar ficou com Alan, com 38,91%.
Trajetória polêmica de Paula
A ganhadora da edição teve uma trajetória envolta em muitas polêmicas – com participantes no programa e também através de discussões na internet, após algumas cenas serem avaliadas pelo público.
Intolerância religiosa
Talvez o momento mais polêmico envolvendo Paula no BBB19 aconteceu quando a sister fez comentários absurdos sobre a religião de Rodrigo, que seria devoto de religiões africanas.
Em uma conversa com Hariany e Diego, Paula disse ter “medo” de Rodrigo. “Ele mexe muito com ‘esses treco de…’. Ele falou o tempo todo lá, ele sabe cada Oxum [sic] deles”, falou a participante.
Hariany a interrompe. “Para, não fica falando disso, não. Porque pessoas dessas religiões lá fora ouvem e acham que você é preconceituosa”.
“Eu não sou, não”, retrucou Paula. “Mas, sei lá, se acontecer alguma coisa, a gente viu que não deu. Nosso Deus é maior”.
Investigação policial
Graças a essa fala de Paula (e outras proferidas por Maycon, outro participante do reality), a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) abriu uma investigação sobre o caso, motivada por falas preconceituosas dos participantes. Paula é um alvo do inquérito.
Após ser eliminado, Rodrigo assistiu a uma coletânea de vídeos polêmicos e afirmou que processaria os responsáveis por ataques racistas e de intolerância religiosa. Gabriela também afirmou após sair que tomaria atitudes.
A apuração do Decradi está sendo mantida em total sigilo.
Falas preconceituosas
O preconceito com a religião de Rodrigo não foi o único que repercutiu fora da casa. Outra fala também acusada de ser racista aconteceu quando Paula relatou um episódio de violência contra a mulher sofrido por uma amiga. Ela se mostrou surpresa ao descrever como era o criminoso, que tinha pele clara.
“Eu pensei que ia chegar e ter mó ‘faveladão’ lá. Quando eu vi, o cara era branquinho, morou não sei quanto tempo na Austrália, Canadá. Falei: ‘não é possível que você fez isso’.”
Em outro momento, Paula analisava o comportamento de pessoas homossexuais e também gerou polêmica.
A fala de Paula ocorreu após Gabriela – que é lésbica – relatar situações em que ela ou mulheres próximas foram vítimas de homofobia. Horrorizada, Paula questionou por que faziam isso com mulheres e, em seguida, emendou o comentário.
“Tem uns gays que ficam querendo provocar o público, tipo assim, ‘a gente tem que ser normal igual eles’, e começa a se beijar, se jogar… Eu já vi isso, acho muito exagero, muito estranho. Coisa que nem homem e mulher faz”, disse.
Brigas com Hariany e expulsão
Apesar de se aproximarem desde o começo do programa e se dizerem melhores amigas, Paula e Hariany passaram a se desentender próximo à reta final do programa. Em todas as discussões, Hariany destacava que o comportamento da sister era irritante e debochado.
Na briga derradeira, Hariany afirmou que Paula “machuca as pessoas” e que queria falar para ela, fora da casa, tudo que ela havia dito que tinha feito mal à goiana. Em todos os momentos, Paula interrompia as falas da amiga e ria.
Após algum tempo discutindo, Hariany perdeu o controle. Durante um desabafo de Hari, Paula ria e foi abraçar a sister. Hariany não permitiu a aproximação e empurrou de forma violenta a amiga.
O episódio culminou na expulsão de Hariany, faltando apenas dois dias para a final.