A reta final de “Além da Ilusão” reserva uma reviravolta envolvendo Leônidas (Eriberto Leão) e Heloísa (Paloma Duarte). O protagonista fica decepcionado ao constatar que a amada foi cúmplice em um plano contra Matias (Antonio Calloni) — na intenção de fazê-lo confessar sua responsabilidade na morte de Elisa (Larissa Manoela). A novela promete climão.
Leônidas se decepciona com Heloísa na reta final de “Além da Ilusão”
O plano vai ser idealizado por Davi (Rafael Vitti) e Isadora (Larissa Manoela). Os dois pombinhos conseguem a ajuda e apoio de Heloísa, que convence Matias a acompanhá-los no cinema, preparando a mansão para o flagrante.
A ideia é que Dorinha se vista como Elisa e arranque uma confissão do pai sobre o crime enquanto o delegado Salvador (Jorge Lucas) consegue escutá-lo. O plano até dá certo, mas Leônidas fica revoltado com a execução.
Uma vez que Matias luta contra transtorno psiquiátrico, por causa da morte da herdeira, Leônidas não vai achar justo que se aproveitem de sua condição para colocá-lo atrás das grades em um momento de fragilidade emocional.
Ao saber que Heloísa compactuou com o plano, o marido faz questão de reforçar a sua decepção, gerando o maior climão entre os dois, já que sofre por ver Matias sendo levado a um manicômio do qual vai ser impossível libertá-lo.