“Priscilla”: o que é verdade e ficção no filme sobre a ex-mulher de Elvis Presley

O filme “Priscilla” retrata os altos e baixos que marcaram o casamento entre Elvis Presley e Priscilla sob o ponto de vista da ex-mulher do astro do rock. Dirigido por Sofia Coppola, o longa é baseado no livro de memórias “Elvis and Me”, escrito pela própria Priscilla Presley com a colaboração de Sandra Harmon. Saiba o que real e o que ficção na obra que mostra o homem por trás do mito:

O que é verdade e o que é ficção no filme “Priscilla”

Elvis controlava o estilo de Priscilla

O filme “Priscilla” retrata Elvis como um homem bastante controlador e que gostava de dizer o que a esposa deveria ou não usar. No longa, além de apontar como Priscilla deveria se maquiar, o cantor ainda a repreende por usar um vestido verde. A cor, segundo o famoso, o incomodava porque remetia aos tempos em que ele serviu o Exército.

O comportamento controlador de Elvis em relação à imagem da esposa foi confirmado por Priscilla em seu livro de memórias. Na obra, a ex-mulher do cantor disse que ele realmente vetava as cores verde e marrom e que gostava que ela usasse peças nas mesmas tonalidades que ele, ou seja, vermelho, azul, turquesa, verde esmeralda e preto e branco.

Filme
Divulgação/A24

Elvis impedia Priscilla de trabalhar

Fato. Assim como mostrado no filme, Elvis realmente impedia que Priscilla procurasse um emprego formal, já que queria que ela ficasse o tempo todo disponível como sua companheira.

Em seu livro de memórias, a ex-mulher do cantor contou que ela chegou a conseguir um trabalho em um salão de beleza, mas que foi obrigada pelo marido a abandonar o cargo.

Priscilla Presley em
Divulgação/YouTube (MUBI)

Uso de LSD no filme “Priscilla”

Em uma das passagens da cinebiografia, Elvis e Priscilla fazem uso de LSD para alcançar um suposto “estado superior de consciência”. A cena, mostrada de forma cômica, não aconteceu de verdade.

O cantor e a esposa até chegaram a experimentar a droga, mas em outro momento, ao lado de amigos, em uma sala de conferências de Graceland, famosa mansão do artista.

Filme
Divulgação/A24

Elvis Presley agrediu Priscilla?

Em determinado momento do filme, irritado com o lançamento de suas músicas, Elvis briga com Priscilla, que diz que não gostou das canções. Em um acesso de violência, o cantor atira uma cadeira em direção à esposa, mas o móvel acerta a parede.

Priscilla diz em sua autobiografia que o comportamento de Elvis dentro de casa realmente dependia do andamento de sua carreira. Ela relata que, em vários momentos, como mostrado no longa, o cantor chegou a mandar a esposa sair de sua vida, por exemplo.

“Quando ele estava com raiva, era como o estrondo de um trovão (…) Ninguém poderia desafiar suas palavras mordazes… só podíamos esperar até que a tempestade passasse. Quando ele se acalmava, ele inventava desculpas”, escreveu Priscilla em seu livro sobre o ex.

Priscilla e Elvis Presley (Cailee Spaeny e Jacob Elordi)
Divulgação/YouTube (MUBI)

Priscilla era viciada em remédios para dormir?

Não exatamente. O filme mostra um episódio em que Priscilla, ao aceitar comprimidos de Elvis, dorme durante dois dias seguidos. A ex-mulher do cantor confirma que o fato aconteceu de verdade e que ela até chegou a fazer uso de pílulas dietéticas ao longo de sua vida.

Porém, em seu livro de memórias, Priscilla Presley diz que rapidamente percebeu que deveria se livrar dos remédios após uma briga com o então marido.

Filme “Priscilla”